Fotos: Guatambu/Divulgação

Localizada na Campanha Gaúcha, em Dom Pedrito, a Vinícola Guatambu, inaugurou seu complexo enoturístico em 2013 e carrega em todos seus rótulos e serviços de turismo a essência da cultura do pampa gaúcho. Talvez seja por esta autenticidade, aliado à qualidade de seus vinhos (a Vinícola vem conquistando importantes premiações internacionais, como no Guia Descorchados 2018, em que o vinho Épico foi destaque como “Vinho Revelação”), que a Guatambu teve aumento de vendas em volume de garrafas de vinhos de 16% no primeiro trimestre de 2018, mesmo no contexto do cenário econômico brasileiro turbulento do último ano.

Outro fator que favorece a Guatambu em ganhos de mercado, dentro da acirrada concorrência com todas vinícolas brasileiras e mais os importados, é o fato da vinícola ser considerada sustentável. “Os clientes de vinhos valorizam muito isso” – ressalta Valter José Pötter, diretor da Guatambu. Em 2016 a empresa investiu R$ 1,5 milhões em um parque solar de 600 células foto-voltaicas, que supre 100% a demanda energética do empreendimento, e tem previsão de retorno do investimento em oito anos.

Valter José Pötter, diretor da Vinícola, entre os parrilleiros em dia de almoço harmonizado na vinicola_foto_gabriela potter.

Por outro lado, outro atrativo da marca é poder proporcionar aos clientes uma “Wine Experience” memorável e de extrema qualidade. Baseado na tendência mundial de que as pessoas atualmente compram os produtos pela experiência e sensações que eles proporcionam, a Guatambu criou uma estrutura fantástica para proporcionar ao turista um mergulho na cultura do vinho e, ao mesmo tempo, na cultura do pampa gaúcho, tudo em um único dia, durante os almoços harmonizados de terroir. Realizado no restaurante da própria Vinícola, que tem vista panorâmica para o pampa gaúcho e os animais da Guatambu (ovinos, bovinos e cavalos), este evento exalta os produtos e sabores da região. Dentro da programação, o visitante realiza um tour completo, onde pode conhecer a fundo os processos de elaboração dos vinhos e a arquitetura e estilo do empreendimento, junto com a famosa parrilla de entrecot de carne Hereford e cortes especiais de cordeiro, produzidos na Estância Guatambu (a família proprietária da vinícola iniciou com seus avós o trabalho no agronegócio) com acompanhamentos e harmonizados com 5 rótulos da vinícola. Sendo a vinícola de gestão familiar, neste dia, juntamente com a equipe de enólogos e administrativa, a família coloca a “mão na massa”, e assim fazem uma recepção totalmente personalizada aos clientes. Os próximos almoços harmonizados serão realizados em 19 de maio, 2 de junho e 7 de julho.

Conheço muitas vinícolas mundo afora. A Guatambu foi uma excelente surpresa” – comentou Jorge Delgado, de Porto Alegre, que visitou a vinícola em março. Já Nathália, também de Porto Alegre, que visitou a vinícola em fevereiro, comentou: “Ficamos encantados, do início ao fim da experiência. É lindo ver o que a Guatambu está fazendo pela região, pelo turismo e pelo vinho brasileiro. Que a Guatambu alce vôos cada vez mais altos.” Contando com 73 avaliações no site TripAdvisor, a Guatambu recebeu o certificado de excelência pelo portal, tendo recebido 62 avalições como “Excelente” e 11 como “Muito Bom”. Para Gabriela Pötter, enóloga e uma das diretoras da vinícola, estes depoimentos e avaliações, aliado ao crescimento em vendas, comprovam que o terroir da Campanha tende a ter cada vez mais reconhecimento, e também que o trabalho com dedicação ao enoturismo é o melhor caminho para a consolidação das vinícolas brasileiras.

Chegando próximo ao “Dia do Vinho”, a Guatambu participará de diversas ações: durante este período (de 18/05 a 03/06), a loja da vinícola oferecerá descontos na linha premium – Lendas do Pampa e Épico – com 15% de desconto na unidade e 20% na caixa; a Guatambu participará do Jantar em comemoração à esta data, no San Valentino, em Bagé, RS, no dia 18/05 (cardápio no estilo finger food será harmonizado com rótulos de nove vinícolas da Campanha Gaúcha, sendo a renda dos ingressos revertidas para revitalização da Cidade Cenográfica de Santa Fé), a vinícola estará presente no evento Vinho na Praça, no dia 19/05, na Praça Maurício Cardoso, em Porto Alegre. Um evento de rua, dedicado ao vinho brasileiro, que reúne gastronomia, música, atividades para crianças, e claro, muito vinho. E para encerrar o mês, a Vinho & Arte realiza mais uma vez, juntamente com a Guatambu, mais uma edição do Jantar Harmonizado Thai & Wine, no Koh Pee Pee, em Porto Alegre, no dia 28 de maio. Em um dos melhores restaurantes do Sul do Brasil, os participantes poderão explorar os sentidos através de um menu degustação, compartilhado como nas casas tailandesas. Para acompanhar, clássicos da Guatambu e o vinho tinto Épico. Com valor de R$195, as inscrições devem ser feitas pelo telefone da Vinho & Arte, 51 3023.3345.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here