Doze dos melhores assadores e Chefs de cozinha do Brasil estarão reunidos em Gramado neste sábado, 9 de dezembro, no Ô Churras, primeiro festival de barbecure do Rio Grande do Sul. Ao longo das 8 horas de evento (das 12h às 20h) os visitantes que forem à Caza Wilfrido, local que tem recebido os melhores eventos da cidade, podem vivenciar a experiência de acompanhar preparo das carnes desde o início e, provar cortes de carne selecionados, preparados com variadas técnicas por especialistas em churrasco.

Os 1.400m² da Caza Wilfrido foram divididos em 14 estações – 10 para o preparo de comidas e outras 4 para bebidas – além de áreas de descanso, palco com atrações musicais ininterruptas e espaço kids para as crianças.

Cada estação é assinada por um restaurante ou por associações de criadores e tem um mestre churrasqueiro ou chef de cozinha responsável por organizar os preparos. Em cada uma delas o visitante vai poder acompanhar demonstrações de técnicas rústicas e artesanais de cocção pelas quais cada um dos convidados se tornou reconhecido por todo o país. Além do assador convidado as estações contarão com uma equipe de voluntários que auxiliam nos processos e também no preparo dos acompanhamos que serão servidos junto com as carnes.

A curadoria de todos os mestres churrasqueiros e Chefs é feita por Fernando Schimanoski, o Schima, churrasqueiro gramadense e participante do reality show BBQ Brasil (SBT Brasil). Entre os nomes responsáveis pelas estações estão: Carlos Tossi, Paula Labaki, Arika Messa, Marcelo Bolinha, Sidnei Bolonezi, Pedro Garayalde, Marcelo Sartori, Marcos Gomes e Pedro Andreis.

Para acompanhar a variedade de opções gastronômicas a Rasen Bier, cervejaria artesanal gramadense, coloca à disposição do público chope pilsen e o rótulo especial Rasen Braza, uma American Pale Ale, que harmoniza com carnes. Os ingressos estão à venda em www.ochurras.com.br e garantem consumo livre de todos os cortes e tipo de carne e dos rótulos confirmados de cerveja e bebidas não alcoólicas.

Conheça os Chefs de cozinha, mestres churrasqueiros e seus cardápios do “Ô Churras”.

Sidnei Bolonezi
Curanto de legumes, frutas e vegetais. Os ingredientes são envoltos em folhas de bananeira, enterrados e assados.

Orlando – Texas Fumaçaria
Brisket (peito inteiro do boi) defumado: assado e defumado por 16h em um pit (smoker americano).
Acompanhamento: batata assada com alecrim, azeite de oliva, alho, sal e molho stour barbecue

Carlos Tossi
Porco Kalua: Porco enterrado e assado por 12h (técnica havaiana).
Acompanhamento: arroz jasmim com leite de coco e coco ralado queimado.
Porco Cinderblock: Porco assado e defumado por 12h dentro do cinderblock.
Acompanhamento: chips de batata com molho agridoce picante.

Arika Messa
Varal de frutos do ar: aves de caça (pato, perdiz, codorna e faisão) marinadas em temperos secretos assados lentamente na brasa de árvores frutíferas.
Acompanhamento: polenta cremosa

Paula Labaki
Novilho Devon inteiro assado por 24h, ao fogo de chão, em uma grelha especial.
Acompanhamento: salsa crioula e pão folha (sírio)

Luciano – O Luxo do Gaúcho
Seleção de carnes NW Royal bovino e ovino uruguaios, assados na parrilla e espeto.
Acompanhamentos: chimichurri e farofa de erva mate

Marcos Gomes
Carreteiro de charque feito na trempe com arroz cateto. Paella campeira feita na lenha de vaca. Pão de campo assado na pedra aquecida e manteiga campeira batida na hora. Boniato caramelizado.

Pedro Andreis
Pernil de porco marinado por 8h e assado lentamente no rolete.
Acompanhamento: maionese Nonno Mio e repolho roxo.

Marcelo Sartori
Seleção de linguiças artesanais (pinhão, javali e cordeiro) com ingredientes selecionados da região de Cambará do Sul e assados em grelha com brasa forte.
Acompanhamentos: farofa e geleias de Cambará

Pedro Garayalde
Cordeiro inteiro fixado em uma estaca, assado lentamente ao fogo de chão e hidratado com mistura de manteiga, azeite de oliva, suco de limão, alho e alecrim.
Acompanhamento: purê de abóbora com menta.

Marcelo Bolinha


Costela angus assada em fogo de chão por 6h.
Acompanhamento: mostarda de butiá e farofa de pão.

Serviço “Ô Churras”
Quando: 9 de dezembro, das 12h às 20h
Onde: Caza Wilfrido (Estrada Tapera Italiana, 2300 – KM 4,5), em Gramado
Ingressos: R$ 250 (open bar e open food)
Compra online e programação completa em www.ochurras.com.br



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here