A cidade de Santana do Livramento, na região da Fronteira, recebe nos dias 18 e 19 deste mês o Festival Binacional de EnoGastronomia. O evento fará um intercâmbio cultural entre a cidade gaúcha e a uruguaia Rivera. Além disso, terá participação de inúmeras lideranças Slow Food do Brasil, América Latina e do Mundo.

A faixa de fronteira Brasil-Uruguai é conhecida por ser um importante destino do turismo de compras e por preservar a cultura “pampiana”. A região é rica em diversidade cultural, que pode ser percebida na mistura de rostos, sotaques, ritmos, paisagens e sabores.

Uma dessas riquezas culturais é o Vinho.  Cada vez mais ele tem sido qualificado e oferecido como produto turístico. Órgãos públicos estimulam o enoturismo para a região fronteiriça, que hoje desponta como pólo produtor de vinhos finos. Com um bom clima, a região que abrange Santana do Livramento e Rivera produz uvas que originam vinhos com diferentes tipicidades dentro da própria região.

O Festival Binacional de EnoGastronomia irá revelar toda a singularidade e a diversidade de Santana do Livramento e Rivera. Estudiosos, produtores, chefs e interessados de ambos os países poderão desfrutar e valorizar esta rica gastronomia fronteiriça.

Haverá no dia 18 a Disco Xepa e Comida de Rua com Food Trucks em Livramento, unindo Brasil e Uruguai. Ela integrará a programação do encontro da Rede Slow Food Cone Sul – Brasil no lançamento do Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. Já no dia 19, ocorre o encontro da rede Slow Food com Carlo Petrini.

Para mais informações, acesse a página do Festival no Facebook. 

 

unnamed



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here