Chefs Argentinos assinam menus em restaurantes gramadenses (Fotos: Divulgação)

O ponto alto do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado ficará por conta dos Festins – jantares harmonizados com vinhos –  reservados para os dias 05, 06, 13 e 14 de outubro. Os jantares têm vagas limitadas e vão demonstrar a integração das técnicas e ingredientes das duas culturas tema do evento. Os pratos unificam os sabores de Brasil e Argentina ou reeditam receitas tradicionais dos dois países, com elaboração doschefs Sebastian Weigandt (Bodega Renacer), Patricia Roggerone (Bodega Norton), Matías Aldasoro (Bodega Zuccardi) e Santiago Maestre (Casa El Enemigo).

Os jantares custam R$250,00 por pessoa – o jantar acompanha vinhos de cada vinícola convidada. Reservas e informações: R. Madre Verônica 30, R. Coberta – 3286.0930 / 99972.7033

05/10
Festin Bistrot Pastasciutta
Chef Sebastian Weigandt (Bodega Renacer)
Couver – Fitas de alfarroba, gema curada e picles
Entrada – Polvo tostado, humita, pimenta vermelha, milho e pó de milho
1º Prato – Ravioli recheado de cabra, creme de abóbora e cítricos
2º Prato – Filé mignon, batata assada defumada e caramelho de alho
Sorbet – Leite de limão
Sobremesa – Sorvete de mel, bolinhos de vento e camomila

Chef Sebastián Weigandt – Bodega Renacer
Sebastian Weigandt, chef do restaurante Renacer, é de Mendoza e tem 34 anos. Estudou Gastronomia na Escola Islas Malvinas. Trabalhou em La Bourgogne (Bodega Vistalba e Hotel Diplomatic), no Restaurante Abrasado (Bodega Los Toneles) e no Club Tapiz. O conceito da culinária que Weigandt propõe é um cardápio com selo argentino que respeita a sazonalidade, os produtos e o valor da terra. É uma cozinha de autor com raízes de cozinha regional, elaborada com os melhores produtos locais e técnicas modernas.

06/10
Malbec Restaurante
Chef Patricia Roggerone (Bodega Norton)
Primeiro Passo – Queijo de cabra com texturas de beterraba, oliva e milho
Espumante Don Guerino Brut Malbec
Segundo Passo – Truta ao aolho branco com gema de ovo cofitada em azeite de oliva e amêndoas tostadas
Vinho Reserva Chardonnay – Norton
Terceiro Passo – Tournedor de filé defumado em jarilla com tomates desidratados, cebolas crocantes e chimichurri argentino
Vilho Reserva Malbec – Norton
Passagem Aperitivo de leite de coco e goiabada de Mendonza
Quarto Passo – Chocolate húmido com cacau amargo gelado e creme de doce de leite
Espumante Don Guerino Moscatel

Chef Patricia Roggerone – Bodega Norton
Apesar de ter crescido em uma cozinha, estudou artes plásticas. Poucos anos depois, decidiu que seu lugar era entre as receitas e iniciou na carreira gastronômica do Instituto Arrayanes. Patricia é atualmente a chef do La Vid Restaurante da Bodega Norton e uma das referências da Província. Além disso, trabalha na Associação de Mendocino Cooks (CO.ME).

13/10
Bouquet Garni
Chef Matías Aldasoro (Bodega Zuccardi)
Entrada – Romã de campo, tomate cuyano e ovo de campo poche
Prato 1 – Espuma de papaya e trufa, croquete de morcilla e cebola em texturas
Prato 2 – Costela de vitela braseada, com legumes as brasas, salsa criola e chimichurri
Sobremesa – Barvaroise de malamado, peras temperadas ao Malbec e crumble de chocolate branco, azeitona e sal

Chef Matías Aldasoro – Bodega Zuccardi (Piedra Infinita)
Matías Aldasoro é um jovem diretor gastronômico nascido na cidade de La Plata. Desde 2008, atua como Chefe Executivo do Restaurante da Casa de Visitantes Zuccardi, na cidade de Maipú, na província de Mendoza. Entre 2003 e 2007, desenvolveu a sua carreira profissional na Espanha, mais precisamente em Palma de Mallorca, trabalhando na cozinha de vários estabelecimentos, como o Hotel Grupotel Acapulco Playa; o Restaurante “Foravila” do Hotel Arabella Sheraton Resort & Spa; o Restaurante “Plat D’or” do Hotel Arabella Sheraton Golf Hotel Son Vida e o Restaurante “Son Muntaner Golf” do Arabella Golf & Spa Resort. No último, ele se destacou como Chefe Executivo. Durante a sua estadia na Espanha, ele alcançou o segundo lugar no “Concurso Cocinero Del Año”, endossado por Martín Berasategui.

14/10
Nonno Mio
Chef Santiago Maestre (Casa El Enemigo)
Primeiro Prato – Tartar de truta salmonada com mousse de abacate e aromas de laranja
Chardonay
Segundo Prato – Coelho em conserva com abóbora assada
Bonarda
Terceiro Prato Principal – Copa defumada caseira com humita mendocina e confit de tomates
Cabernet Franc Gualtallary
Quarto Prato Sobremesa – Layer de chocolate com geléia caseira de cítricos
Malbec

Chef Santiago Maestre – Casa El Enemigo
Santiago Maestre tem 33 anos, estudou no Instituto Argentinas Malvinas. Sua primeira passagem como chefe de cozinha foi na Casa El Enemigo – o empreendimento gastronômico do enólogo Alejandro Vigil, de Mendoza. Sua origem na cozinha veio quando ele era criança e aprendeu a cozinhar com a avó. Juntamente com sua família fundou a empresa de catering gourmet Cuyo e é também o proprietário da casa de eventos Clássico, localizada em Maipú. Em 2010 foi o chef dos presidentes Hugo Chavez e Evo Morales durante a Cúpula do Mercosul, realizada em Mendoza, e em 2012, ganhou a medalha de ouro na competição internacional CocinArte.

15/10
Festim de Encerramento
Parque do Gaúcho – Festim de lançamento do País homenageado em 2018: Uruguai.
Os irmãos Michelini, enólogos a frente de uma das mais conceituadas vinícolas de Mendoza, estarão no Rio Grande do Sul em outubro. Matías e Juan Michelini vão trazer sua expertise para harmonizar os pratos do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, ao lado de vinícolas da serra gaúcha.

Com apenas três anos de história, um dos rótulos da Zorzal – bodega da família Michelini – já conquistou o prêmio de Melhor Malbec pelo Argentina Wines Awards 2010, o concurso mais importante para os vinhos argentinos. Os irmãos também são responsáveis pelas marcas Passionate Wines e Superuco, igualmente premiadas dentro e fora da Argentina. Os vinhos da vinícola, são comercializados pelo canadense Grupo Belen, e expressam o terroir argentino da melhor forma possível.

Alejandro Vigil, enólogo da Vinícola Catena Zapata, uma das principais vinícolas de Mendoza – também é presença confirmada. Vigil é um dos nomes que definem a produção atual de vinhos na Argentina.

O 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, realização Gramadotur, co-realização Abrasel e apoio institucional do Consulado Argentino.

Por Re-paginada



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here