Chef Clarice Chwartzmann (Foto: Letícia Remião)

Assadora Clarice Chwartzmann tem nome reconhecido no Brasil e exterior e busca incentivar as mulheres à frente do assado

Para você, quem deve ser responsável por assar o churrasco: o homem ou a mulher? Se a sua resposta foi “homem”, está na hora de repensar seus conceitos. A mulherada está cada vez mais interessada e comprometida com a arte de assar um bom churrasco, além de degustar, é claro!

Clarice Chwartzmann é uma delas. Pioneira na disseminação da cultura churrasqueira entre as mulheres, a assadora vê em festivais como Ô Churras, que realiza a terceira edição dia 8 de dezembro, no Olivas de Gramado – o reconhecimento de seu trabalho, tanto pelo público como pelos colegas de assado.

É a segunda vez que que Clarice assume a função de embaixadora do maior festival de churrasco do Sul do país estando à frente do relacionamento com assadores, fornecedores e associações de criadores. Coincidência ou não, o público frequentador do evento reflete, inclusive, esse maior protagonismo e interesse feminino na cultura do assado. Na última edição, realizada em junho, as mulheres representaram 40% dos visitantes.

(Foto: Carin Mandelli)

A Churrasqueira conta que aprendeu a fazer churrasco ainda criança, sob os cuidados do pai e se apaixonou pela atividade. “Se reunir ao redor do fogo para compartilhar o alimento e a união acompanha os povos desde o início dos tempos. Essa gastronomia possibilita um tipo de confraternização que aproxima as pessoas como nenhuma outra”, diz.

Há cinco anos, decidiu inspirar outras assadoras a conquistarem cada vez mais espaço e oportunidade para as mulheres no setor. Assim nasceu o projeto A Churrasqueira, no qual ministra cursos sobre churrasco profissional. “A minha causa era tirar as mulheres do forno e do fogão e levá-las para a churrasqueira”, conta.

Mesmo com todo esse crescimento, Chwartzmann ressalta que ainda há muito preconceito. Para a assadora, prevalece a cultura de que cabe ao homem assar a carne enquanto a mulher lida com tarefas de menor relevância. Entretanto, ela destaca que já é grande o número de mulheres que buscam seu espaço, além de aperfeiçoamento na atividade: “Nos meus cursos, já passaram mais de mil mulheres movimentadas por vontade, curiosidade ou busca por independência”.

Clarice e Ricardo Bueno produziram o livro “Os Gaúchos e O Churrasco – uma jornada ao redor do fogo” (Foto: Carin Mandelli)

Mulheres determinadas como Clarice estão mudando o cenário e a cultura do churrasco, empoderando muitas a seguirem com sua paixão pela atividade. “Estamos construindo uma nova realidade. Estamos conquistando espaço, reconhecimento e, principalmente, respeito”.

Livro retrata a trajetória do churrasco

Para explicar a relação dos gaúchos e do churrasco, Clarice acaba de tirar do papel o livro “Os Gaúchos e O Churrasco – uma jornada ao redor do fogo” produzido em parceria com o jornalista e escritor Ricardo Bueno e a fotógrafa Carin Mandelli. Durante a terceira edição do Ô Churras, que acontece dia 8 de dezembro no Olivas de Gramado, além de seu papel como embaixadora, Clarice também estará autografando o livro que levou os três ao longo de seis meses em expedições pelo Rio Grande do Sul para reconstituir a trajetória do churrasco e da própria formação da identidade do gaúcho.

Fotógrafa Carin Mandelli também participou da produção do Livro (Foto: Clarice Schwartzmann)

Ô Churras deverá reunir mais uma vez um grande número de mulheres assadoras ou não, a fim de curtir mais uma grande celebração à cultura churrasqueira. Serão mais de 15 opções de comida harmonizadas com cerveja artesanal em formato open food e open bar em um lugar especial, o Olivas de Gramado. Ingressos disponíveis: www.ochurras.com.br.

Serviço

O que: 3º Ô Churras Gramado
Data: 8 de dezembro
Open bar: das 12h às 20h
Open food: das 12h às 18h
Onde: Olivas de Gramado (Rua Vereador José Alexandre Benetti, Linha Nova), em Gramado
Ingressos: www.ochurras.com.br
Mais informações: (54) 98131 6000, (51) 99515 0621, contato@matilha.com.br



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here