Foto: Espaço Tibet/Divulgação

O domingo de carnaval, 26 de fevereiro, será especial no Espaço Tibet, em Três Coroas.  O chef Ogyen Shak está preparando uma experiência única para quem for celebrar o Losar, o ano novo tibetano no restaurante. Ao contrário de nós, os tibetanos não comemoram a virada do ano apenas em um dia, mas sim em um período de transição que começa em dezembro e termina em fevereiro. Para celebrar a data, o restaurante terá uma decoração diferenciada, vídeos sobre a celebração do Tibet, degustação de pratos e bebidas típicas e surpresas cheias de significados. Os clientes ainda receberão um mimo para marcar esta data tão importante para a terra natal de Ogyen.

Na chegada, no jardim do restaurante (Rua Alagoas, 361), os clientes serão recebidos com degustação de chá de manteiga, cerveja tibetana. Também ao ar livre serão espalhadas algumas oferendas para que as pessoas possam interagir e participar. Uma delas é a bo, uma farinha de cevada que atrai sorte, fortuna e fartura para o ano que se inicia. O ritual é o seguinte: a pessoa pega uma pitada de farinha de cevada, faz as suas preces e aspirações para o novo ano, joga para cima três vezes e come o restante.  Também estarão à disposição incensos para mentalizar boas energias junto à estátua do Buda, as tradicionais bandeiras de oração e a grande lamparina, que desperta a luz e a sabedoria interior.

Ogyen explica que os tibetanos acreditam que este é um período de transição, pois as energias dos dois períodos – o ano que está terminando e o ano que está se iniciando – se misturam. “Os tibetanos são bastante cuidadosos neste período e por isso costumam fazer alguns rituais de proteção, remoção de obstáculos e limpeza’’, diz.

SOBRE O ESPAÇO TIBET

O Espaço Tibet fica na Rua Alagoas, 361, em Três Coroas, e é administrado por Ogyen, que foi trazido ao Brasil para coordenar a pintura de um templo tibetano em São Paulo, em 2006. Compartilhando a administração do empreendimento está a esposa de Ogyen, Adriana Shak, que viveu 14 anos no templo budista de Três Coroas, antes de abrir o restaurante e transformar a paixão em negócio. “Sempre procurei uma forma de divulgar meu país e a cultura tibetana”, diz Ogyen, que além de contar com dotes culinários é mestre na arte sacra tibetana.

Três Coroas/RS
Rua Alagoas, 361
Fone: (51) 3546-5763

Por Conexão Corporativa



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here