Fotos: Rafael Renck

Promovido pela Abrasel, o evento segue até 3 de junho em 9 restaurantes de Poa e Canoas

Um convite aos paladares é feito anualmente nesta época do ano pela Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel) no país inteiro. O Festival Brasil Sabor foi lançado nesta quinta-feira (17), simultaneamente várias cidades brasileiras e oferece o melhor da gastronomia local a preços promocionais. No Rio Grande do Sul, 8 restaurantes de Porto Alegre e um de Canoas integram a programação do evento que segue até o dia 03 de junho. A intenção é estimular a cadeia produtiva dos estados e o consumo nos estabelecimentos associados.

O Brasil Sabor já é um evento tradicional no calendário da gastronomia, e atrai os consumidores. Nesta sexta (18) e sábado (19), à noite, uma blitz organizada pela Abrasel-RS está rodando os restaurantes participantes. Os clientes flagrados saboreando os pratos do festival são surpreendidos com uma brincadeira e ganham prêmios e cupons de desconto na hora.

“O festival surgiu para reunir em um único momento os sabores brasileiros. A entidade identificou que inúmeros eventos individuais eram feitos nos estados e municípios para valorizar a gastronomia, mas de forma não original. Então, aqui, valorizamos a comida daqui. Em Minas, a comida mineira, e assim, por diante. Tudo isso compõem a riqueza do Brasil neste período do calendário nacional”, explica a diretora executiva da Abrasel RS.

Como funciona

A proposta do Festival Brasil Sabor é que cada restaurante participante oferte menu especial (com entrada + prato principal) a preços promocionais, que podem ser de no mínimo R$ 39,90 e no máximo R$ 59,90. A porção pode servir uma ou mais pessoas.

As receitas buscam valorizar a produção local e utilizam ingredientes da nossa região. “Não se trata apenas de comida típica, mas dos sabores e características dos produtos locais. Podemos ter frutos, temperos e outros encontrados aqui”, explica Thais.

O arroz de volta à mesa

Presente em boa parte dos pratos do festival, o arroz é um os destaques desta edição. Maior produtor no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul está preocupado com a queda de 17,1% no consumo do arroz no país. Uma parceria entre o IRGA (Instituto Riograndense do Arroz) e a Abrasel-RS incentivou a criatividade dos donos dos restaurantes nas receitas à base do grão e também de farinha de arroz. O IRGA oferece ainda um livro de receitas com diversas sugestões para uso destes ingredientes para além do festival.

“O comerciante precisa saber o valor que ele tem nas mãos. Um produto barato e que pode ser muito atraente nos restaurantes. Precisamos ir contra a onda de fast food e mais pratos de comida que colocam nutrientes e saúde na mesa das pessoas”, fala a assessora comercial do Programa de Valorização do Arroz do IRGA, Camila Couto.

A 13ª edição do Festival Brasil Sabor é uma realização da Abrasel e patrocínio da Liquigás. Apoio do IRGA e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

*   Saiba quais os restaurantes participam do Festival Brasil Sabor 2018:

Applebee’s ParkShopping – Canoas

Sticks & Ribs (Mozzarella Sticks Half + Baby Back Ribs Regular)Fornellone Restaurante e Pizzaria  

Filé Alemão

Gambrinus  

Abrótea Gambrinus

Nicu’s Bar e Restaurante  

Mix de Folhas e Filé ao Molho Mostarda

Peppo Cucina    

Peppo Campeiro

PPKB Kitchen & Bar   

PPKB dos Pampas

Tartoni Ristorante

Bolinho de Congrio e Risoto de Carne Seca com Moranga

Usina do Pastel

Crepe Francês de Espinafre e Alcatra

SERVIÇO
O que: Festival Brasil Sabor
Quando: 17 de maio a 3 de junho
Mais informações: @rsbrasilsabor

Por re-paginada



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here