Crédito: Pablo Furlanetto/Divulgação

Que a felicidade é feita de bons momentos todos sabem, mas para a dupla Pablo Furlanetto e Vanessa Botega ela se resume a duas coisas: a comida e aos amigos. Foi assim que, depois de experimentar “la dolce vita” na Itália, o casal de jornalistas resolveu transformar suas recordações em um ambiente onde o conceito de “felicidade” é relido – e impera. Em abril, no dia 8, eles abrem em Bento Gonçalves o Ricordare – Lo Spazio della Felicità (Av. Planalto, 1029), trazendo algumas lembranças da culinária urbana italiana, como o crepe com Nutella, o gelato, o “panino” e o café espresso, que vem diretamente do país da bota.

“No período em que vivemos por lá, percebemos que as pessoas buscam a felicidade no que é simples, como uma boa conversa, um abraço, um almoço sentado em um banco da praça, um passeio descalço na praia… Isso acontece tanto no interior, quanto em Roma, que é uma cidade frenética. Como buscar a felicidade em meio ao caos? Eles conseguem”, reflete o sócio Pablo Furlanetto. O casal viveu em Imperia, na região litorânea da Liguria, mas o contato com a culinária foi em terras um pouco mais frias. “Trabalhei em uma gelateria de Veneza, mas que fica no centro de Dublin, na Irlanda”, conta Vanessa. Foi no coração da cidade irlandesa que a jornalista e empresária conheceu as técnicas para servir o gelato e montar o crepe com Nutella, morango, chocolate, banana e tantas outras delícias. “Esses quitutes são sagrados entre os italianos, que veem a comida como uma obra de arte e pano de fundo para viverem bons momentos. Até na Irlanda, uma ilha de temperaturas baixas, a intensidade italiana contagiava as pessoas”, completa.

Crédito: Pablo Furlanetto/Divulgação
Espaço na Serra Gaúcha faz releitura do conceito de “felicidade” – e envolve comida. Crédito: Pablo Furlanetto/Divulgação

Cultura no cardápio e no ambiente

A decoração nostálgica do Ricordare traz peças dos avós de familiares do Pablo, os “nonos”, que chegaram do porto de Gênova, na Itália, em onde é hoje Coronel Pillar, há 140 anos. A história e a cultura fazem parte da proposta da cafeteria, o que vai poder ser visto na inauguração. “As portas abrem na sexta-feira, 8 de abril, mas nossa programação se estende pelo fim de semana. Nosso gelatiere italiano vai contar para o público os segredos do ritual do gelato, vamos servir café fresquinho com baristas especialistas no grão italiano, nosso cardápio será harmonizado com uma carta seleta de espumantes e vinhos e, para finalizar, viajantes do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, vão expor fotos e suas experiências sobre o trajeto cultural, conhecido como peregrinação cristã”, relata Pablo.

Outras informações sobre o espaço no site www.spazioricordare.com.br.

Serviço:
Abertura do Ricordare – Lo Spazio della Felicità
8, 9 e 10 de abril – Av. Planalto, 1029 – B. São Bento – Bento Gonçalves/RS

Sexta, 8/4
A partir das 14h – O verdadeiro gelato: nosso gelatiere italiano Juri Casanova estará servindo o teu gelato e explicando a arte e os rituais da sobremesa mais famosa da Itália.

Sábado, 9/4
10h – Café da manhã com illy: durante toda a manhã, um barista especialmente selecionado pelo pessoal da illy estará preparando o teu espresso e contando a história da marca italiana.
17h – Harmonização descomplicada: os enólogos da Vinícola Aurora ensinam a harmonização de espumantes e vinhos com os nossos crepes franceses. As vagas são limitadas e a forma de inscrição será divulgada em breve.

Domingo, 10/4
17h – Viagem para Santiago de Compostela: uma exposição de fotos, organizada pelas jovens Giovana de Mello e Eduarda dos Santos, conta os segredos da peregrinação cultural considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here