Crédito: Sérigio Azevedo/ Divulgação

No segundo encontro das comemorações dos dez anos do Cine Gourmet, a mágica terra de Oz servirá de inspiração para o final de semana temático no tradicional evento da Serra Gaúcha. Entre os dias 08 e 10 de abril, no Hotel Casa da Montanha, em Gramado, será realizada a segunda edição do Cine Gourmet – Grandes Sucessos. A convidada especial do evento que une turismo, cultura e gastronomia será a chef carioca Teresa Corção, do restaurante O Navegador, do Rio de Janeiro. Sua missão será produzir um jantar inédito e exclusivo, da entrada ao prato final, inspirado na clássica aventura O Mágico de Oz (1939), de Victor Fleming. O filme que apresenta diversas aventuras também servirá de tema para esquetes teatrais, cenários temáticos e a decoração do hotel durante o evento.

O Cine Gourmet chega ao seu décimo ano de atividades combinando o melhor da alta gastronomia com a sétima arte num final de semana em um dos principais destinos turísticos do Brasil. A culinária rica de história, identidade e sabor da chef Teresa Corção será combinada com o longa apresentado na grande tela, os cenários temáticos, os figurinos exclusivos e esquetes teatrais para promover um encontro recheado de delícias e emoções inesquecíveis em Gramado, na Serra Gaúcha.

Na temporada “Grandes Sucessos”, o Cine Gourmet irá relembrar os melhores momentos que marcaram o projeto. Assim, será possível reviver temas de edições anteriores como “Gastronomia”, “Clássicos”, “Broadway”, “Volta ao Mundo”, “Personalidades”, “Oscar”, “Festa!” e “Comer & Beber”. O evento ocorre até outubro de 2016, sempre com renomados chefs ligados à Associação da Boa Lembrança. Reservas podem ser feitas pelo fone (54) 3295-7575 ou pelo email reservas@casadamontanha.com.br. Mais informações em http://cinegourmet.com.br/. Confira a programação da temporada:

  • De 06 a 08 de maio:
    Pegando Fogo”, pelo chef Claudemir Barros (Restaurante Wiella Bistrô/PE)
  • De 03 a 05 de junho:
    Volver”, pela chef Gabriela Carvalho (Restaurante Quintana Café, PR)
  • De 01 a 03 de julho:
    Cinderela”, pela chef Ariani Malouf (Restaurante Mahalo, MT)
  • De 05 a 07 de agosto:
    Titanic”, pelo chef Jaime José de Barcelos (Restaurante Ostradamus, SC)
  • De 09 a 11 de setembro:
    Walt nos Bastidores de Mary Poppins”, pela chef Conceição Neroni (Restaurante Margutta, RJ)
  • De 07 a 09 de outubro:
    O Tempo e o Vento”, pelos chefs Vico Crocco, Arika Messa e Marcelo Shambeck – renomados gourmets gaúchos farão uma homenagem ao estado.

Chef Teresa Corção

Chef Teresa Coração é carioca e tem como inspiração a culinária brasileira. Crédito: Tulio Thóme
Chef Teresa Coração é carioca e tem como inspiração a culinária brasileira. Crédito: Tulio Thóme


Carioca, Teresa é a filha caçula do escritor Gustavo Corção. Suas experiências culinárias da infância influenciaram sua preferência pela culinária regional brasileira. Formada em Design pela PUC RJ fez cursos com os chefs Laurent Suaudeau e Claude Troisgros, no The Culinary Institute of America e The French Culinary Institute, mudando de carreira em 1981 como chef do Restaurante O Navegador. Criou o “Projeto Mandioca” (2002), uma oficina de tapiocas para 3.000 alunos de escolas públicas no Rio. Fundou em 2007 o Instituto Maniva e o grupo dos Ecochefs. Desenvolveu o programa “Seu Bené e Dona Maria” no Pará possibilitando a comercialização de “paneiros de farinha”, para várias lojas e restaurantes do país.

O Mágico de Oz
O longa foi eleito o melhor filme familiar de todos os tempos pelo American Film Institute, além de vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e de Canção Original (Over the Rainbow), e indicado ainda a Melhor Filme, Direção de Arte, Fotografia e Efeitos Especiais. Baseado na série de livros de L. Frank Baum, o longa dirigido por Victor Flaming foi lançado em 1939 e apresenta a impressionante terra de Oz; um mundo onde os sonhos viram realidade. Por lá florestas são encantadas, o espantalho conversa e dança, o leão não possui coragem para abater suas presas, e o homem de lata sonha com um coração pulsante em seu peito oco. Além deles, uma garotinha perdida chega a essa terra da fantasia e juntos se unem para encontrar o Mágico de OZ, uma figura extraordinária que pode conceder desejos especiais.

Cine Gourmet
O projeto chega agora ao seu décimo ano. Desde a primeira edição chefs renomados tem compartilhado a missão de criar uma refeição completa, da entrada à sobremesa, inspirada num filme escolhido especialmente para a ocasião. Obras referenciais proporcionam um tempero único a cada novo encontro. Desde 2008 a tarefa de cozinhar um sucesso do cinema é responsabilidade da Associação da Boa Lembrança, que indica os chefs participantes dentre os seus associados. Um charme a mais são os filmes selecionados, que sempre fazem parte de um tema pré-determinado. Se no começo o motivo era a gastronomia, no ano seguinte a aposta foram os clássicos inesquecíveis. Depois vieram os grandes musicais da Broadway, um passeio pelos mais encantadores cenários turísticos do mundo, as personalidades que marcaram suas épocas, o retorno aos títulos saborosos, os vencedores do Oscar, as comemorações cinematográficas em ritmo de Festa!, e no último foi o melhor da gastronomia, o Comer & Beber. Este ano, comemorando a décima edição, o evento será marcado pelos Grandes Sucessos de edições anteriores.

Como funciona
O Cine Gourmet começa na noite de sexta-feira, com recepção dos hóspedes e convidados e uma degustação de vinhos e espumantes. No sábado acontece o Chá da Tarde, na varanda do hotel. À noite a programação tem início às 19h, com um coquetel preparado pela gourmet e oferecido antes da exibição do longa-metragem. Às 20 horas acontece a projeção do filme escolhido na sala de eventos, seguido por um bate-papo descontraído com o chef convidado e o apresentador Robledo Milani sobre as inspirações vistas na tela grande e que em breve serão saboreadas na mesa. Na sequência, todos se dirigem ao Restaurante La Caceria, onde o público será convidado a experimentar o menu especial baseado no filme recém visto. Todo participante do Cine Gourmet ganha um prato de cerâmica pintado exclusivamente para a ocasião, seguindo a tradição da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

Grupo Casa Da Montanha
O Grupo Casa da Montanha compreende diversos empreendimentos. O mais tradicional é o Hotel Casa da Montanha, localizado no centro de Gramado, um dos principais pontos turísticos de todo o país. Com confortáveis instalações, oferece 79 quartos nas mais variadas modalidades, com amplo espaço para lazer e entretenimento. Nele se localiza também o La Caceria, restaurante de carnes de caça recomendado pelo Guia 4 Rodas. Em Gramado é possível se hospedar ainda no Petit Casa da Montanha, no coração da cidade, com apenas 12 quartos, mas com todo o conforto do hotel principal num ambiente que prima pelo conforto. Em Cambará do Sul está o internacional Parador Casa da Montanha, uma das principais referências em todo o Brasil em acampamento de luxo, com 19 cabanas térmicas em acomodações irresistíveis próximas a verdadeiros cartões-postais da natureza, como os parques nacionais Aparados da Serra e Cânion Fortaleza.

Serviço:
Cine Gourmet – Grandes Sucessos – “O Mágico de Oz
Entre os dias 08 e 10 de abril
Hotel Casa da Montanha
Av. Borges de Medeiros, 3166 – Gramado / RS – (54) 3295.7575
reservas@casadamontanha.com.br
www.casadamontanha.com.br

Crédito Phosphoros Novas Ideias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here