Risoto de alho poro com crocante de parma.

Por Igor Amaral –

A Cantina Pastaciutta é uma exaltação à gastronomia italiana no coração de Gramado. Servindo o que de melhor os imigrantes italianos deixaram como herança, a casa é referência quando o assunto é massa. Tanto é que 70% do cardápio é dedicado a elas, as pastas.

A decoração da casa é linda. (Foto: Sabina Fuhr)

A decoração da cantina homenageia o país da bota, com vários elementos, como bandeiras, quadros, cadeiras de palha, salames pendurados, queijos e luminárias em verde, branco e vermelho, que, aliás, são as cores que predominam por lá.

Olha o detalhes do cardápio. É feito para lembrar as janelas de madeira. Foto: Sabina Fuhr
Olha o detalhes do cardápio. É feito para lembrar as janelas de madeira. (Foto: Sabina Fuhr)

O local é um dos mais visitados e fotografados da cidade. Mas ninguém vai lá só para fazer um clique, o que chama atenção é a fartura.

Pães novinhos e quentinhos dão boas-vindas aos clientes. (Foto: Igor Amaral)

O antepasto pode, muito bem, ser renomeado como a Ilha da perdição. Para quem gosta de queijos, salames, copas, pães, molhos, patês e uma variedade gostosa de petiscos, é bem fácil pisar fundo e sair do bufê com o prato cheio. Tem tanta coisa boa que se você bobear, fica satisfeito só com essa entrada. A dica é maneirar no antepasto para pode ser deliciar com os pratos da casa. Seguindo seu mandamento número 1: a fartura, o cardápio da Pastaciutta é bem, digamos, ‘recheado’.

E quem não ama queijo? O antipasto tem de todos os tipos. (Foto: Igor Amaral)

São 20 tipos de molhos e 12 tipos de massas que podem ser combinadas entre si. São tantas opções que fica até difícil escolher uma. Os destaques do cardápio são: fettucine com scalopini a quatro formaggio; Talharim ao Capo Du Mont, com molho bolognesa, quatro formaggio e champignon; Spaghetti à Putanesca, com anchovas, molho de tomate e azeitona e o Fettucine da Gringa, com molho bolonhesa, tomate fresco, alho, cebola, sálvia manjerona, manjericão, pimentões e tempero verde. Outras delícias interessantes são a lasanha, que tem 4 opções de sabor, e o caneloni, com o mesmo número de variedades.

Esse carpaccio deixa saudades. (Foto: Igor Amaral)

Você acha que parou por aí? Nananinanão! Ainda é possível se esbaldar entre: risotos, codornas, pernil de cordeiro, raviolini, mix a italiana, tortelli e tortelone. Ou, se preferir, filés, frango, bacalhau e paleta. Ufa! Babei aqui no teclado.  Neste momento você deve estar se perguntando “agora deu, né? ” Que nada!

Olha o charme que é. As massas são servidas em panelas de ferro. Uma delícia! Todos os dias 29, a Cantina serve o Noque da Sorte. Sendo você supersticioso ou não, experimente.

A Cantina Pastaciutta ainda oferece 11 variedades de sobremesa. Tem tiramissú, canelone de chocolate, sagu com creme (um clássico da nossa região), crepes, pera ao vinho com sorvete, mousses, morango com chantilly e muito mais.

Os valores variam de acordo com a massa e o molho que você escolher. Com, cerca de, R$100 é possível duas pessoas fazerem uma refeição e tanto.

Spaghetti à Putanesca, com anchovas, molho de tomate e azeitona. Foto: Sabina Fuhr
Spaghetti à Putanesca, com anchovas, molho de tomate e azeitona. (Foto: Sabina Fuhr)

A Pastaciutta, que em 2016, completa 35 de funcionamento, abre todos os dias para almoço, das 12h às 15h, e para jantar, das 19h às 0h, bem pertinho da Rodoviária de Gramado.

E ainda tem sorvete na casquinha. É muito amor envolvido. Foto: Igor Amaral
E ainda tem sorvete na casquinha. É muito amor envolvido. (Foto: Igor Amaral)

Cantina Pastaciutta
Gramado/RS

Av. Borges de Medeiros, 2083 – Centro
Fone: (54) 3286.2131
www.pastasciutta.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here