Fotos: Jefferson Bernardes / Agência Preview

Meia-maratona teve participantes de 17 estados do país na manhã deste sábado (21/05). Curitibano venceu no masculino e porto-alegrense levou o 1º lugar entre as mulheres.

O estreante Ricardo Julio dos Santos, de Curitiba (PR), foi o grande vencedor da Caixa WineRun (Corrida de Vinho), neste sábado (21/05), no Vale dos Vinhedos (RS). Ele completou a prova em 1h28min. Daniela Santarosa, de Porto Alegre (RS), venceu entre as mulheres, com o tempo de 1h52min. Ao todo, 1.500 corredores participaram da prova que se consolida como uma das cinco principais meias-maratonas temáticas do país.

Os três primeiros colocados da WineRun, Ricardo Julio dos Santos, Rodrigo Neves dos Santos e Diogo Meirelles de Moura.

A quinta edição aconteceu sob frio e neblina. “A pista estava úmida, muito lisa, com cascalho solto na maior parte do percurso. Foi uma prova muito difícil”, comenta Ricardo dos Santos. “Mas o cenário compensa. Foi um trajeto muito bacana”, destaca. Ele diz que voltará no ano que vem para defender o título. “Quero baixar meu tempo”.

A união de rigor técnico e o entorno com uma das paisagens mais lindas do Brasil formam um cenário que atrai atletas de todo o Brasil. Corredores de 17 estados participaram da Caixa Wine Run. A maioria (58%) mulheres. “A prevalência feminina é comum nesta prova, mas é rara em maratonas”, afirma Sergio Oprea, diretor da Zenith Sports Marketing, uma das organizadoras do Caixa WineRun.

Daniela Santarosa, campeã entre as mulheres, repetiu o gosto da vitória pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, ela ficou em 1º lugar na categoria dupla mista. “Agora teve um gosto especial, porque ganhei sozinha”, comemora. “Foi uma prova dura, com muitas subidas. O cenário, porém, é gratificante. O clima de confraternização pré-prova e a festa pós-corrida vale muito. É a única corrida gourmet do país”, elogia.

Daniela Santarosa, campeã entre as mulheres, repetiu o gosto da vitória pelo segundo ano consecutivo.

O jornalista Sérgio Xavier, que competiu na Caixa WineRun, tem uma classificação peculiar para a corrida. “É uma maraturismo”, define. Isso porque, além de 85% do percurso de 21 km ser em meio à natureza, os participantes podem aproveitar o fim de semana para realizar tours guiados por vinícolas, passeio de Maria Fumaça e degustações de sucos de uva, vinhos e espumantes, bem como estabelecer contato com a cultura e gastronomia da Serra Gaúcha.

Para Christian Burgos, publisher da revista Adega, também organizadora do evento, a proposta da Caixa WineRun fomenta de modo sustentável o enoturismo nos principais destinos vitivinícolas nacionais, levando em conta a infraestrutura local para receber os atletas com conforto, charme e eficiência.

O percurso da prova qualifica a meia-maratona na categoria de um trail run, com mais de 85% do percurso com piso que intercala terra, cascalho e calçamentos com paralelepípedos entre paisagens nativas e vinhedos. A largada ocorreu no varejo da Gran Legado e a chegada foi no Campo da Capela das Almas. Foram apurados vencedores em nove categorias individuais por idade e três de duplas por gênero (incluindo a mista).

Mais informações
A WineRun é parte de um conceito mundial bem-sucedido em países com tradição na produção de vinhos. Além do Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha e Portugal realizam corridas de rua em regiões vitivinícolas. Os números ajudam a explicar o sucesso meteórico da Caixa WineRun Brasil. Existem no país cerca de 5,5 milhões de praticantes de corrida de rua, e um número cada vez maior deles busca harmonizar sua prática esportiva, com a socialização e o turismo nas mais diversas cidades do mundo.

“A soma dos negócios de um lado das corridas de ruas e do outro do mercado de vinhos no Brasil chega a R$ 10 bilhões. Estávamos certos do sucesso em inovar oferecendo entretenimento esportivo temático nos melhores destinos vitivinícolas do país para aqueles que têm a corrida como esporte e o vinho como estilo de vida”, explica Sergio Oprea.

“Conhecer o principal destino de enoturismo do Brasil, correndo por suas lindas paisagens é inesquecível. Ao associar isso à cultura do vinho fizemos com que as pessoas voltassem ano a ano, e cada vez com mais amigos. Este ano, mais de 30 assessorias esportivas inscreveram seus atletas para correr e celebrar conosco”, acrescenta Christian Burgos.

Patrocínio e apoio: Organizada pela Zenith Sports Marketing e pela Revista Adega, a Caixa Wine Run tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Hotel Dallonder, Saloman, Bento Convention, Giordani Turismo, Rota Cantinas Históricas, Água da Pedra, Orquídea, Café 3 Corações Soprano, Locadora Exclusiva, Miolo, Gran Legado, Vinícola Aurora, Suvalan e Ibravin.

Por doc Assessoria de Comunicação



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here