
Por Sabina Fuhr
Conheço o Bouquet Garni e o chef Fred dos Anjos de longa data. O restaurante desde que abriu suas portas em 2005 em um lindo prédio envidraçado as margens do Lago Joaquina Bier em Gramado. Por diversas vezes me deliciei com sua fondue na pedra de carnes nobres e os pratos magistralmente executados pelo então chef da casa Adair Costa.

Ao Fred dos Anjos fui apresentada em meados de 2006, pelo já falecido amigo Marcelo Jacobi com quem ele trabalhou por anos. Todas as vezes que tive o privilégio de provar sua comida, seja na Estalagem La Hacienda, no Épico, no Porto Alegre Country Club, no restaurante Marco´s ou em algum evento gastronômico sempre gostei muito.

É o típico cozinheiro que consegue surpreender. Seja por utilizar ingredientes muitas vezes desprezados pela maioria, seja pela bela apresentação dos pratos ou mesmo pelo sabor que nos deixa com aquela vontade de repetir. Seu talento não é mero acaso. Tem experiências internacionais tanto de estudo quando de trabalho. Obstinado e muito dedicado à profissão começou na gastronomia em Salvador, sua cidade Natal. No Rio Grande do Sul está desde 2004.

Quando soube que a família Ecker chamou o Fred para comandar a cozinha do Bouquet Garni fiquei bem feliz. A contratação acontece no momento em que o restaurante completa uma década. A chegada do novo chef implica entre outras coisas na repaginada do cardápio que mantém a influência da cozinha mediterrânea mesclando ingredientes regionais, frutos do mar e carnes nobres. O restaurante também passa oferecer Menu Confiança com Entrada, Prato Principal e Sobremesa (R$ 99,00 por pessoa) aos almoços de sábados, domingos e feriado.

Na noite de comemoração dos 10 anos o menu apresentado iniciou com Carpaccio de salmão, mini salada baby com vinagrete de avelã e caviar. Para harmonizar vinho Boscato Rosé.

Na sequência a impecável brigada de salão trouxe a mesa o Primeiro Prato: Lombo de robalo em espuma de mandioquinha e aspargos frescos. O chef Fred sempre arrasa no preparo dos peixes e desta vez não foi diferente.

Para acompanhar o vinho escolhido foi o Boscato Cave Chardonnay 2013. O sorbet de limocello se fez necessário para preparar o paladar para o prato que estava por vir.

O irretocável Carré Francês de Cordeiro à Francesa com ragout de favas aromatizado com menta e molho de rum fez às vezes de segundo prato. Quem você conhece que utiliza favas na alta gastronomia? O Fred usa deliciosamente.

A harmonização se fez com o vinho Boscato Gran Cave Cabernet Sauvignon 2008.

A sobremesa manteve o nível elevadíssimo do jantar: Crocantes de Maçã com Castanha do Pará e Sorvete de Coco. O vinho Licoroso da Boscato acompanhou

Na sua próxima ida a Gramado não deixe de incluir no roteiro uma passada pelo Bouquet Garni. A parceria entre o restaurante e o chef Fred dos Anjos transformará seu programa em sucesso na certa.
Gramado/RS
Bouquet Garni
Rua Leopoldo Rosenfeldt, 986
Fone: (54) 3295-1666