314 amostras provenientes de 56 vinícolas serão avaliadas na maior degustação de safra do mundo, este número é 8% maior em relação ao ano passado, quando foram inscritas 290 amostras.

A Avaliação Nacional de Vinhos atrai olhares do mundo inteiro. Por ser única no gênero, o evento é reconhecido como a maior degustação de safra do planeta. Sua importância para o setor é tão grande que, ano após ano, o número de amostras tem se mostrado crescente. Chegando em sua 23ª edição, a Avaliação mantém  o status confirmando 314 amostras provenientes de 56 vinícolas de seis regiões produtoras do Brasil.  O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), agora entra na fase de coleta das amostras, diretamente nas vinícolas.
 
São 23 anos desempenhando um significativo papel na evolução e promoção do vinho brasileiro. A diversidade de regiões produtoras que participam da Avaliação possibilita também a identificação dos diversos terroirs existentes no Brasil, cujos vinhos e espumantes vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado interno e externo. “O número de amostras representa o que foi a safra 2015. É na taça que se reflete como o solo e o clima influenciou em cada região participante e poderemos compreender e tirar o máximo de proveito das condições que se apresentaram neste último ano. O papel do enólogo é fundamental nesse processo. Somente através da  compreensão que a Avaliação Nacional de Vinhos proporciona é que conseguiremos tirar o maior proveito dessas condições, colocando no mercado produtos com qualidade”, pontua o presidente da ABE, Juliano Perin.
 
Com o encerramento das inscrições, a etapa seguinte já está em andamento: desde o dia 15 de julho ocorre a coleta das amostras, que será concluída no dia 31. É o momento em que profissionais da Embrapa Uva e Vinho e diretores da ABE percorrem as regiões de origem das amostras para coletá-las diretamente das vinícolas. As amostras são armazenadas em garrafas sem rótulo ou marca, identificadas por um código.  A degustação de seleção das amostras, que será realizada de 18 a 29 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, é a terceira etapa da Avaliação Nacional, que terá seu ápice no dia 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Neste dia, cerca de 850 apreciadores terão a oportunidade de degustar na taça 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2015.

Foto:  Raquel Piegas
Por Conceitocom

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here