Foto: Alex Glaser/Divulgação
No mês de setembro, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) celebra seus 26 anos de história no coração de Porto Alegre. Para comemorar esta data, o centro cultural, junto à Secretaria de Cultura do Estado (Sedac), coloca em prática o projeto Casa Viva, com uma programação de 36 horas ininterruptas de atividades em todos os seus espaços.
O objetivo do evento é manter a CCMQ repleta de atividades e proporcionar ao público a experiência de viver uma virada cultural. A programação tem início às 9h do dia 24 de setembro (sábado) e, sem fechar suas portas, segue até às 21h do dia 25 de setembro (domingo). Todas as atividades serão gratuitas.
Com a proposta de ocupar todos os ambientes da Casa com muita música, teatro, dança, oficinas e diversas manifestações, a ideia é uma vivência intensa no centro cultural. Além das intervenções do lado de dentro da CCMQ, a Travessa dos Cataventos acomoda foodbikes de comes e bebes para os visitantes.
Para o diretor da CCMQ, Émerson Martínez Fortes, este é um bom momento para reunir os visitantes habituais e pessoas que ainda não conhecem o centro cultural do Estado. “Após 1 ano e 9 meses de gestão o Casa Viva vem coroar o trabalho realizado neste período onde diversas melhorias foram feitas. Reabertura do Teatro Carlos Carvalho e reformas no Teatro Bruno Kiefer (pintura, elétrica, camarins, equipamentos de som e iluminação), revitalização dos banheiros, do vestiário do 4ª andar, nova rede de internet interna, 10 exposições próprias, novo espaço para o Núcleo de Acervo e Memória entre tantas outras ações”, destaca.
Além disso, a realização do Casa Viva, que visa estreitar os laços entre o público frequentador e o centro cultural, busca fazer com que a comunidade sinta-se parte deste local que é um símbolo da cultura gaúcha. A promoção é da Sedac e da CCMQ e conta com o apoio da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e Banrisul.
 Food Bikes
Lanches, cerveja artesanal, churrasquinho, cafés e doces serão comercializados na Travessa dos Cataventos o tempo inteiro, inclusive, na madrugada, com preços até R$20.
Programação Infantil
As crianças têm programação diferenciada, tanto nas oficinas de música e arte, teatro de bonecos e peças clássicas.
Senhas para os Espetáculos
Os espetáculos realizados nos Teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho, Sala Cecy Frank, Auditório Luis Cosme e Sala Eduardo Hirtz, devido ao número disponível de lugares terão distribuição de senhas. As senhas serão distribuídas sempre 1 hora antes de cada espetáculo no Balcão de Informações (Ala Oeste).
Vagas nas oficinas
Há inscrição prévia nas oficinas por contarem com um número limitado de participantes, o que não exclui a possibilidade de estarem abertas no dia do evento. Os interessados devem garantir suas vagas pelo e-mail: oficinas.casaviva@gmail.com, onde deve constar no campo “assunto” o nome da oficina e, no corpo do e-mail, o nome completo do participante, ou, em caso de grupos, todos os nomes.
Segurança reforçada
Nos dois dias de evento haverá segurança reforçada na CCMQ e arredores para facilitar a circulação de visitantes pelas ruas laterais e estação Mercado.
Cinema na Madrugada
Em comemoração aos 26 anos da CCMQ a Sala de Cinema Eduardo Hirtz abrirá das 22h às 6h com entrada franca. Os demais horários da Cinemateca Paulo Amorim seguem sua programação normal assim como a cobrança de ingressos.
Picnic na Casa: Jardim Lutzenberger
O Charmoso Jardim Lutzenberger estará aberto durante as 36 horas de evento, a partir das 14h30 contará com música ao vivo.
Pet friendly
Os animais são muito bem-vindos na Travessa dos Cataventos durante o evento. Neste caso, os tutores ficam responsáveis pela preservação da integridade dos demais visitantes, optando pelas contenções, em caso de necessidade.
Serviço
Dias: 24 e 25 de setembro (sábado e domingo).
Horário: 9h do dia 24 de setembro até às 21h do dia 25 de setembro.
Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).
Entrada gratuita


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here