Alex Atala apresenta gastronomia provocativa e sustentável no Mesa ao Vivo RS

O objetivo não é ser delicioso, mas, sobretudo provocativo e despertar os sentidos e a curiosidade das pessoas – essa é a base do novo menu de Alex Atala para seu restaurante D.O.M. E esse foi o cardápio da aula do top chef no Mesa ao Vivo RS, nesta terça-feira (21). A atividade foi realizada no auditório da Faculdade Senac de Porto Alegre, para um público de 300 pessoas.

Alex-Atala-Mesa-ao-vivo-RS-2

De maneira simples e objetiva, Atala passou a mensagem sobre a importância de entender o alimento e saber aproveitá-lo como um todo, o que inclui a biodiversidade e a cadeia produtiva. Além disso, o chef observou que por estar em evidência, a profissão de cozinheiro passou a ser glamourizada e tudo acaba goumertizado.

“O cozinheiro urbano se distanciou do ingrediente de uma maneira que parece que a morte não existe. O homem precisa se reaproximar do ingrediente quando ele ainda está vivo, assim vai aprender também a proteger o entorno”, disse o Atala.

O chef também reforçou a temática do evento que é “Inovação x Tradição: Pampa, Serra e Mar – As diversas cozinhas do Rio Grande do Sul”. Para ele, “temos que promover um bom cozinheiro no Rio Grande do Sul, promover mais a gastronomia gaúcha. Criar é reinventar o que ficou no passado”.

O menu
Fazendo do discurso uma prática, Atala apresentou os pratos que passarão a ser servidos no D.O.M., com destaque para ingredientes típicos de regiões diversas do Brasil. Ele preparou palmito Pupunha fermentado com pimenta Baniwa e espirulina; talo de agrião com mostarda em grão, flor de coentro e flutuação; e ainda um ceviche de flores.

Alex-Atala-Mesa-ao-vivo-RS

Programação
O primeiro dia de Mesa ao Vivo contou com uma extensa programação que incluiu também outras aulas-show com chefs renomados. Dentre eles, Manu Buffara (tilápia grelhada com água de kiwi e purê de couve-flor); Carla Tellini (a tradicional cozinha gaúcha sob o olhar da memória, do afeto e do savoir faire); Juarez Campos (Cupim dos Imigrantes e suflê de polenta); Floriano Spiess (Charque de angus tempura sobre mogango em duas texturas). Ao final da tarde, o chef gaúcho radicado em São Paulo, Marcos Livi, coordenou a aula sobre raízes do pampa gaúcho.

Os participantes também puderam participar de outras 15 oficinas, espaço de degustação de vinhos, cervejas artesanais e ingredientes de produtores locais e regionais; e ainda conhecer o “Melhos da cidade” – sequência de pratos elaborados por 17 restaurantes destaque de Porto Alegre.

Sobre o chef
Alex Atala iniciou sua carreira como chef aos 19 anos, na escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica. Trabalhou no restaurante Jean Pierre Bruneau e estagiou no renomado Hotel de la Cote. Em 1999, tornou-se chef-proprietário no aclamado Namesa e, no mesmo ano, inaugurou o D.O.M. Restaurante onde os ingredientes e a cultura alimentar do Brasil são protagonistas em uma cozinha vanguardista. Atualmente, o D.O.M. ocupa o nono lugar na lista dos melhores do mundo da revista inglesa The Restaurant e Atala é considerado o melhor chef da América Latina pelo mesmo ranking. Também em 2015, Atala tornou-se o chef brasileiro mais bem avaliado do Guia Michelin, o D.O.M. Restaurante recebeu duas estrelas (único no país) e o Dalva e Dito, especializado em cozinha afetiva, conquistou uma estrela.

Alex-Atala-Mesa-ao-vivo-RS-4

Outro empreendimento do chef é o Instituto Atá, focado em identificar e promover produtos e a cultura da Amazônia e de pequenos produtores em todo país. Atala também é autor de livros como “D.O.M. Redescobrindo Ingredientes Brasileiros” e “Por uma Gastronomia Brasileira”.

Sobre o Mesa ao Vivo
O Mesa Ao Vivo é realizado desde 2004 em São Paulo e chega em sua primeira edição ao Rio Grande do Sul com realização da Revista Prazeres da Mesa e Senac-RS. O evento  conta com a presença de importantes chefs de cozinha, aulas, degustações, jantares e palestras. Todas as atividades são realizadas na Faculdade Senac de Porto Alegre, com logística e produção técnica a cargo dos chefs, professores e alunos dos cursos de Gastronomia.

Serviço:
Mesa ao Vivo RS
Data: 20 a 22 de julho
Local: Faculdade Senac de Porto Alegre (rua Cel. Genuíno, 130).
Inscrições e mais informações: www.mesaaovivoriograndedosul.com.br
Descontos: todos os alunos e ex-alunos do Senac-RS têm 30% de abatimento no valor das inscrições.

Fotos – João Alves
Por Enfato Multicomunicação



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here