Os visitantes que estarão na 39ª Expointer, em Esteio (RS), terão a oportunidade de degustar e comprar rótulos de 14 vinícolas na Casa do Vinho Gaúcho. O espaço, localizado na Rua Boulevar, em frente à sede Administrativa do Parque de Exposições Assis Brasil, abre neste sábado (27) e funcionará das 8h às 20h30min, com prova dos produtos a partir das 10h. O local é viabilizado por meio de parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi) e o programa Juntos Para Competir (Farsul-Senar/RS-Sebrae/RS.

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, valoriza a presença dos vinhos gaúchos numa das principais feiras do agronegócio brasileiro. “Teremos um estande para mostrar ao público, vinhos e sucos de qualidade reconhecida, elaborados aqui, além de contarmos com um espaço institucional que estreita ainda mais a parceria com o Governo do Estado”, acredita. O presidente lembra que as ações do Ibravin são financiadas por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), que é o capital formado pelo recolhimento de taxa, pelo governo estadual, junto às vinícolas, conforme o volume processado.

A gestora de Projetos Agronegócios do Sebrae Serra Gaúcha, Angélica Brandalise, afirma que o objetivo da ação durante a Expointer é fortalecer a imagem do vinho gaúcho, aproveitando a visibilidade da feira e o grande público que circula pelo parque. “A Casa do Vinho Gaúcho permite a venda de forma direta para os consumidores e contribui para a divulgação dos nossos produtos numa grande feira”, antecipa Angélica. A gestora explica que as vinícolas que estarão no estande integram o Projeto Qualificar a Vitivinicultura da Serra Gaúcha, desenvolvido pela instituição.

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, enxerga a Casa do Vinho Gaúcho como uma excelente oportunidade para mostrar a importância do segmento vitivinícola para a economia do estado. “É uma grande vitrine, num espaço nobre da feira, que pode abrir novos mercados e atrair novos consumidores”, diz.

O estande terá 60m² e a participação das vinícolas é dividida em duas etapas: o primeiro grupo (oito empresas) de 27 a 31 de agosto e o segundo, com seis, entre os dias 1º e 4 de setembro. Os produtos das empresas participantes também serão servidos em eventos e recepções promovidos pelo Governo do RS na feira.

Vinícolas participantes (27 a 31 de agosto)
Adega Chesini
Aracuri Vinhos Finos
Dal Pizzol  Vinhos Finos
Dunamis  Vinhos e Vinhedos
Lidio Carraro Vinícola Boutique
Vinícola Campestre
Vinícola Webber
Vistamontes Sucos Naturais

Vinícolas participantes (1º a 4 de setembro)
Adega Rigon
Cooperativa Vinícola Nova Aliança
Vinhos Faé
Vinícola Lovatel
Vinícola Panizzon
Vinícola Zanella

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here