Foto: Gilmar Gomes

397.529 visitantes passaram pelo Vale dos Vinhedos em 2015, número nunca antes atingido pelo roteiro enoturístico mais conhecido do Brasil. O aumento em relação ao ano anterior foi de 34%, superando as expectativas da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), que projetava um incremento de 10% a 15%. As previsões para 2016 seguem otimistas devido à alta do dólar, que tem, inclusive, incentivado os consumidores a optarem por vinhos e espumantes nacionais, embalados pelas experiências que o enoturismo proporciona.

 A maioria desses quase 400 mil visitantes é formada por brasileiros, representando 92% do total, vindos, especialmente, dos estados das regiões Sul e Sudeste com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os 8% de estrangeiros estão representados, principalmente, por norte-americanos, franceses, alemães, italianos, portugueses, uruguaios e argentinos, que vêm em busca de vivências em torno da cultura do vinho num roteiro que é reconhecido em todo o mundo.

Foto: Naiára Martini
Foto: Naiára Martini

O levantamento também mostra que o perfil dos visitantes do Vale dos Vinhedos se mantém. A maioria são casais e famílias em pequenos grupos, que chegam ao roteiro de carro próprio ou alugado na região.  Os turistas do Vale são aqueles que desejam, com tempo, viver as experiências enoturísticas proporcionadas pelos empreendimentos, o que tem atraído cada vez mais apreciadores em busca de novidades em torno do vinho e da gastronomia.

Para o presidente da Aprovale, Márcio Brandelli, esta é uma excelente oportunidade para fortalecer a marca dos vinhos nacionais, movimentando a economia da região. “O brasileiro quer conhecer melhor o Brasil e os empreendimentos do Vale dos Vinhedos sabem como bem receber. O vinho, sua cultura e sua gente, sempre trazem novas experiências e atrativos. Nossa expectativa é que 2016 continue com a mesma energia”, destaca.

Em pleno período da vindima, que deverá se estender até o início de abril, o Vale vive o segundo melhor período do ano para o turismo, ficando atrás apenas da temporada de inverno. A estação vem crescendo em fluxo turístico, movida pelos atrativos que a cada safra convidam os visitantes a colocar os sentidos à prova. Confira a programação completa no site www.valedosvinhedos.com.br.

Crédito – ConceitoCom 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here