Paraty é o berço da Cachaça. (Foto; Bitenka/iStock)

Organizar uma viagem de lazer é sempre uma alegria, mas também pode causar estresse, porque dependendo do tipo de viagem, são muitos itens para se ocupar e prestar atenção. Não é o mesmo organizar uma viagem de descanso reservando hotéis em Gramado que planejar uma viagem para uma prática esportiva e reservar uma pousada barata em Paraty.

Uma viagem pode ser a trabalho, por intercâmbio de estudos, uma bela lua de mel, uma viagem para praticar esqui na neve ou windsurf no mar. Existe o turismo de lazer, o turismo de aventura e até o turismo gastronômico. Mas para qualquer tipo de turismo é necessário escolher tanto hotéis em Gramado quanto uma pousada barata em Paraty, sendo esses os destinos para os quais foi decidida a viagem.

Um tipo de turismo especial e que está em crescimento é justamente o turismo gastronômico. Gramado é um paraíso gastronômico brasileiro, pois há excelentes restaurantes nessa cidade. Fazer a reserva em um dos tantos hotéis em Gramado é fundamental para viver uma experiência dessas!

Já Paraty é considerada, desde o ano de 2017, como ‘Cidade Criativa da Gastronomia’ pela UNESCO. Lá acontecem até festivais gastronômicos, portanto, é necessário fazer a reserva numa pousada barata em Paraty para poder curtir tudo o que a gastronomia local tem para oferecer.

Por que escolher estes destinos para fazer turismo gastronômico?
  1. Gramado = essa é uma região com tradições gastronômicas herdadas dos imigrantes alemães e italianos, comidas muito gostosas! É possível saborear chocolates e fondue espetaculares, mas também há pratos deliciosos feitos com carne e há comidas leves e saudáveis. Há para todos os gostos!
  2. Paraty = o prato forte desta cidade são os frutos do mar, e as caldeiradas são os pratos mais deliciosos que todos os visitantes querem experimentar. Mas também existem restaurantes com outros tipos de gastronomia, como a persa, a tailandesa e comidas especiais à base de carne de jacaré e carne de javali! Paraty é atualmente o destino escolhido por visitantes de todo o mundo, pois agrada aos paladares mais exigentes!
Que comidas experimentar em Gramado
gramado
Gramado. (Foto: Jonathan Borba)
  • Chocolate = é, sem dúvidas, o alimento mais experimentado, saboreado e comprado em Gramado! Há de todo tipo e forma, e ninguém pode deixar de experimentar esse chocolate tão famoso. Não é a toa que existem muitas lojas especializadas, fábricas de chocolate e até parque temático.
  • Fondue = devido ao clima de Gramado, o fondue é a comida ideal e deliciosa. Há vários restaurantes que servem fondue, e tem até de lagosta!
  • Apfelstrudel = é uma sobremesa tipicamente alemã, uma deliciosa massa folhada com recheio de maçã. É uma sobremesa tradicional que é possível encontrar em praticamente todos os restaurantes da região.
  • Churrasco gaúcho = Não há como fazer um tour gastronômico sem entrar numa churrascaria para experimentar o Sul!
Que comidas experimentar em Paraty
paraty
Paraty. (Fotos: Isis França)
  • Frutos do mar = de acordo com a estação é possível experimentar uma grande variedade de frutos do mar, pois os pratos são preparados com o que foi pescado no dia. É a certeza de estar comendo alimentos bem frescos.
  • Tapioca = há diversos restaurantes que servem tapiocas salgadas e tapiocas doces. Há também tapiocas para vegetarianos!
  • Canjas e caldos = há muitos restaurantes em volta da Praça Central que servem canjas e caldos de legumes deliciosos. Muitos visitantes fazem questão de ir durante a noite a esses restaurantes para saborear essas delicias.
  • Cachaça = Paraty é o berço da cachaça. Ali é feito o Festival da Cachaça, um evento em homenagem a esta bebida brasileira, com a qual é possível experimentar as mais deliciosas caipirinhas da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here