Considerado por muitos como vilão por ser altamente calórico e gorduroso, o abacate ganha espaço em preparos culinários que passam longe da tradicional combinação abacate, limão e açúcar. A chef da Fevitto Integrais, Fernanda Rossi, explica que o alimento pode ser usado em doces e salgados. “A fruta pode ser usada para incrementar molhos, saladas, mousses, bolos, aperitivos, smoothies, além do que a sua imaginação permitir”, diz a Chef.

Apesar de seu alto valor calórico, 170 kcal em 100 gramas, é um alimento bastante interessante para ser incluído na dieta por suas propriedades antioxidantes e seu alto teor de fibras.

 O abacate é rico em ômega 9, um dos únicos complexos que conseguem aumentar significativamente e comprovadamente o colesterol bom.
O abacate é rico em ômega 9, um dos únicos complexos que conseguem aumentar significativamente e comprovadamente o colesterol bom.

E se você quer variar e experimentar um novo prato com a fruta, conheça a opção saudável que a Chef Fernanda Rossi, da Fevitto Integrais, desenvolveu: Tortinhas fit de abacate e cacau.

Ingredientes:
Massa:
1 xíc. tâmaras
1 xíc. nozes
1 xíc. coco ralado
1 colher (chá) essência de baunilha
2 paus de canela

Modo de preparo massa: Cobrir as tâmaras com água quente, acrescentar a baunilha e a canela. Deixar hidratando por uma hora. Reservar o líquido da hidratação das tâmaras, descartando os paus de canela. Bater em um processador as tâmaras até virar um creme homogêneo, acrescentar as nozes e o coco ralado. Processar bem, até virar uma massa homogênea que não grude nas mãos. Dividir a massa em 6 porções e cobrir o fundo e as laterais de 6 forminhas de fundo removível. Reservar.

Creme:
1 abacate grande maduro
4 colheres (sopa) açúcar demerara
2 colheres (sopa) cacau em pó
1 colher (chá) essência de baunilha
½ xícara da água da hidratação das tâmaras.

Modo de preparo recheio: Bater no processador o açúcar demerara com a água das tâmaras. Em seguida acrescentar o abacate, a essência de baunilha e o cacau. Processar até ficar uma pasta homogênea, sem pedaços de abacate. Encher as forminhas, que já estão com a massa, com este creme e levar para gelar por pelo menos 4 horas. Após este período, desenformar com cuidado e decorar a gosto (sugestões: morangos frescos, uvas sem sementes, nozes e lascas de coco fresco).



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here