
A tainha na taquara é um prato típico do Rio Grande do Sul, sendo mais popular no litoral sul e na região do lago Guaíba e suas ilhas, como a Ilha da Pintada. O prato constitui-se de uma tainha – ou anchova – assada sobre a lenha em brasa presa a um espeto feito de bambu-taquara. Também é o prato típico mais vendido durante a Festa do Mar, realizada de dois em dois anos na cidade de Rio Grande. Confira a receita.
Ingredientes
- 1 tainha média
- sal a gosto
- 1 cabeça de alho
- 2 limões
- azeite de oliva
- pimenta dedo-de-moça sem sementes
- 2 colheres de sopa de manteiga
Materiais
- 1 taquara verde de bambú-açú com três gomos (para colocar a tainha na churrasqueira para assar, vai ser nossa grelha natural)
- 1 pedaço de arame de mais ou menos 1 e 1/2 metros
Modo de preparo
Temperar de véspera a tainha limpa e inteira com sal, alho, limão e a pimenta, moqueando a tainha e esfregando todos os temperos nela. Derreter a manteiga e reservar. Pegar o bambu, lavar bem e desfiá-lo em tiras uniformes de mais ou menos 1 cm de largura deixando apenas o primeiro gomo sem desfiar (que vai servir de cabo da nossa grelha natural). Untar com o azeite a grelha natural, por dentro e por fora. Churrasqueira acessa, enfiar a tainha com a cabeça dela para o lado do último gomo que estará sem desfiar, e fechá-la com o arame. Levar à brasa numa distância de mais ou menos 50 cm por mais ou menos 15 minutos.
Acompanha, arroz branco e um bom vinho Sauvignon Blanc seco.
Bom Apetite!
Crédito: Pitada
e a manteiga guardo de novo kkk
bem ultil não é mesmo
Na foto, a taquara não está desfiada em tiras uniformes, de 1 cm, como detalhado no “modo de preparo”. Ao menos é o que aparenta…