O Natal sempre traz consigo a marca da boa comida. Seja na ceia, nas confraternizações e em todos os momentos em que nos reunimos para celebrar a data, a comida marca tem presença garantida. Acontece que, muitas vezes, os clássicos da época roubam a cena e as novidades não aparecem. Então, para deixar de lado o panetone e o pavê, experimente essa receita de suflê de chocolate com calda de frutas vermelhas.

Ingredientes
Molho de Frutas Vermelhas
5 colheres (sopa) de açúcar (50g)
3 colheres (sopa) de água (45ml)
5 colheres (sopa) de blueberries (100g)
4 colheres (sopa) de framboesa (80g)
3 colheres (sopa) de amora (60g)

Suflê
Margarina para untar e açúcar para polvilhar
1 xícara (chá) de leite (240ml)
6 Cravos da Índia
½ xícara (chá) de açúcar (90g)
3 gemas (60g)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g)
2 colheres (sopa) de cacau em pó peneirado (20g)
¼ colher (chá) de Gengibre em Pó (0,6g)
1 tablete de chocolate meio amargo, picado (170g)
1 e meia colher (chá) de Canela em Pó (5g)
6 claras (180g)

Modo de Preparo
Molho de Frutas Vermelhas
Leve ao fogo baixo uma panela com o açúcar e a água. Quando o açúcar se dissolver por completo, acrescente as frutas. Tampe a panela e cozinhe rapidamente, somente até as frutas começarem a amolecer. Reserve.
Suflê
Unte 4 refratários próprios para suflê com cerca de 10 cm de diâmetro. Polvilhe açúcar. Reserve. Leve ao fogo, o leite com os Cravos e 1/3 do açúcar, até levantar fervura. Numa tigela bata ligeiramente com um garfo ou batedor, as gemas com 1/3 do açúcar até obter uma mistura homogênea. Junte a farinha e misture. Elimine os Cravos do leite e, despeje aos poucos o leite sobre a mistura de gemas, batendo sempre com o batedor ou garfo. Leve esta mistura ao fogo baixo e cozinhe mexendo sempre até encorpar. Retorne ao fogo e acrescente o cacau, o Gengibre, o chocolate e a Canela. Misture até obter um creme homogêneo. Espere amornar. Bata as claras em neve e junte o açúcar restante, obtendo um suspiro. Misture uma parte do suspiro ao creme de chocolate e misture delicadamente. Acrescente o restante do suspiro e continue misturando delicadamente. Distribua a mistura entre os refratários reservados (preencha ¾ da capacidade das tigelas). Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até crescer e cozinhar. Sirva em seguida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here