chef josé nero mes das ostras
Chef José Nero do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort. (Foto: Divulgação)

Além do menu com vários pratos com ostras, outro destaque deste ano é o workshop sobre a história da produção dessa iguaria em Santa Catarina

Para celebrar o período do ano de maior produção de ostras em Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort apresenta mais uma vez uma experiência gastronômica especial durante o mês de setembro. Sob o comando do chef executivo José Nero, o hotel promete surpreender seus hóspedes com um menu de quatro entradas, quatro pratos principais e três sobremesas que valorizam a ostra como ingrediente principal.

Entre as criações desta edição está o ceviche de ostras baby com tucupi e pimenta dedo-de-moça, receita que encantou no ano passado, e novidades como o blanquette de ostras com leite de coco, capim santo, cogumelo paris e purê de cará – esta, dedicado ao francês Laurent Suaudeau, um dos ícones da gastronomia franco-brasileira, com quem Nero já trabalhou no resort quando Suaudeau foi chef consultor. “Ele foi o grande responsável por transformar a nossa culinária nos anos 1980, ao introduzir ingredientes brasileiros às tradicionais técnicas francesas”, elogia Nero. O menu com pratos elaborados com a iguaria é complementar ao à la parte do restaurante, que segue como sugestão durante a hospedagem.

ostras
Ponta dos Ganchos  terá experiência gastronômica especial durante o mês de setembro. (Foto: Divulgação)
Workshop sobre o cultivo de ostras

E para os hóspedes que se interessarem e quiserem saber mais sobre o cultivo das ostras no estado de Santa Catarina, reconhecido como o maior fornecedor do molusco no Brasil, com 95% da produção nacional, o hotel organizou um workshop sobre o tema com o chef Nero e Vanessa Nascimento, uma expert na área e engenheira de aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Queremos contar um pouco sobre como o estado começou a se destacar na produção sustentável da ostra, quais são os tipos encontradas por aqui e porque elas se adaptaram tão bem”, entrega.

Sabe-se que o clima e as águas do litoral catarinense, mais frias e ricas em microalgas, são alguns dos motivos para o sucesso do cultivo da Crassostrea gigas, ostra de origem japonesa e a mais consumida no Brasil. “Mas também queremos falar sobre a ostra nativa da região, que já faz parte do nosso menu. Menor, com sabor mais suave e adocicado, chamo ela de ostra baby”, diz o chef.

Para quem se interessar no bate-papo, não vão faltar curiosidades, como quando Nero decidiu unir capim santo, açúcar e ostras e criar um sorbet. Ou quando o chef surpreendeu os amigos com um brigadeiro de ostra. Tudo, claro, com direito a degustação.

Sobre o Ponta dos Ganchos

Com uma localização privilegiada, a uma curta distância de São Paulo, Rio de Janeiro ou Buenos Aires, o Ponta dos Ganchos é reconhecido como o melhor resort das Américas pela The Leading Hotels of the World (2019) e está entre os dez melhores hotéis do mundo também pela consagrada chancela. Em uma área de 80 mil m², são 25 sofisticados e amplos bangalôs entre 80 e 310 m², que oferecem aos hóspedes privacidade, conforto, serviço impecável e uma vista inesquecível para o mar da Costa Esmeralda, no norte do estado.

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort
Governador Celso Ramos/SC
Rua Eupídeo Alves do Nascimento, 104
Fone: (48) 3262-5000 / (48) 3953-7000
pontodosganchos.com.br
Instagram/pontadosganchos

Já segue o nosso Instagram? Então clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here