(Foto: Emerson Ribeiro)

Tour Armando Peterlongo inicia pelo museu, passando pelos tanques de vinificação de tintos, barricas e espaço de guarda, além da cave subterrânea, até chegar à nova loja onde funcionava a primeira câmera fria da América Latina

Desde 2015, ano de seu centenário, a Vinícola Peterlongo, de Garibaldi (RS), vem colocando em prática um ambicioso projeto de reposicionamento da marca em várias frentes, do vinho ao ponto de venda. Agora, chegou a hora de brindar mais uma etapa deste trabalho: a inauguração do novo complexo enoturístico que, acima de tudo, representa o respeito e a admiração por tudo o que foi desenvolvido, de valor inestimável deste patrimônio ao vinho brasileiro. Abrindo as comemorações do Natal Mágico Peterlongo, o novo tour será apresentado oficialmente para convidados no dia 1º de dezembro.

Foram meses de trabalho entre planejamento, restaurações, pesquisa e ambientações para deixar tudo pronto, oferecendo ao visitante uma experiência única. O passeio inicia no Museu Peterlongo, que reúne objetos e memórias relevantes da marca. De lá, os visitantes são conduzidos para os tanques de vinificação de tintos, barricas e pelo espaço de guarda, além da cave subterrânea, até chegar à nova loja para um gran finale. O piso que abrigava a antiga expedição ainda guarda as marcas do tempo. Entre paredes de basalto com 85 cm de espessura vive a estrutura original da primeira câmera fria da América Latina. Ali, neste ambiente carregado de memórias, é que a centenária Peterlongo implanta sua nova loja, unindo a tradição de ter elaborado o primeiro espumante do Brasil, em 1913, com toda inovação de quem quer fazer um vinho ícone brasileiro com reconhecimento mundial. São 300 m2 de área, divididos entre salas de degustação e uma capacidade para exposição de 1.354 garrafas, exibindo rótulos de todas as linhas de espumantes, vinhos e suco de uva.

(Foto: Emerson Ribeiro)

De portas abertas há uma semana e a todo vapor, a nova loja representa a nova fase vivida pela Vinícola Peterlongo. “Inaugurar este novo complexo enoturístico é brindar com nossos clientes e amigos este momento, oferecendo o que temos de melhor, dentro e fora da taça. Estamos dando mais um passo de qualidade no segmento. Todos estão convidados a nos visitar e viver esta experiência”, destaca Luiz Carlos Sella, sócio diretor da Peterlongo.

Totalmente restaurado, preservando a arquitetura erguida no início do século passado, o espaço eleva a exposição dos produtos, que ganham sofisticação num ambiente que harmoniza pedra e madeira. Os móveis foram projetados entre os pilares de basalto, sem interferir na planta original. Cada detalhe foi pensado de forma a enaltecer a história da marca. As portas da antiga câmera fria, com 15 cm de espessura e suas trancas de ferro, são as mesmas, e por elas o visitante agora terá acesso a duas salas exclusivas de degustação, uma delas chamada de sala secreta. Nesta, o caráter será mais intimista, onde estará resguardado parte do acervo de premiações. Mas a experiência da degustação também poderá ser vivida de forma mais descontraída e ampla em outro ambiente do varejo.

Ampla, a loja facilita a visitação diante de sua acessibilidade e também favorece a exposição dos vinhos e espumantes devido à luz e temperatura. A inauguração oficial está programada para o dia 1º de dezembro. Novos projetos estão sendo pensados para incrementar o complexo.

Agenda cheia

Além da inauguração do complexo enoturístico, o dia marca o início do Natal Mágico Peterlongo com passeio de Tim Tim com o Papai Noel e o Peter, que veio do mundo do suco de uva e mora no Castelo Peterlongo. A atração é gratuita para as crianças, das 18h às 20h. Às 19h, acontece a Ceia Natalina Comunitária no Jardim da Peterlongo. Para participar é necessário levar um doce ou salgado e compartilhar o momento resgatando o espírito natalino.

Um dos momentos mais aguardados será o acendimento das luzes de Natal, planejada para às 20h. Na sequência, às 20h30min, apresentação dos Canarinhos de Garibaldi na escada do castelo. Turistas e comunidade podem acompanhar todas essas atrações de forma gratuita. O dia encerra com o Wine Movie Peterlongo, às 21h, com a exibição do filme Sideways. Ingressos para a sessão estão disponíveis na loja da vinícola ou pelo www.sympla.com.br por R$ 40. No local, o valor é R$ 50 caso haja disponibilidade.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here