Começar uma nova dieta é uma das tarefas mais difíceis para quem deseja perder alguns quilinhos que incomodam ou simplesmente dar uma mudada nos hábitos alimentares. Para iniciar a nova (hercúlea) jornada é necessário um planejamento — como qualquer coisa na vida. É aí que as dúvidas começam a aparecer; o que é gordura insaturada? E poliinsaturada? Qual a quantidade de sódio diária que devemos consumir mesmo?

Os cortes geralmente começam pelos componentes alimentares que são tidos como mais óbvios, como o açúcar e as gorduras. Um desses elementos das comidas, no entanto, levanta debates e gera muitas dúvidas nas cabeças das pessoas: o carboidrato. Assim como o veganismo, ainda cheio de muitos mitos, o “carbo” é defendido por alguns e vilanizado por outros “entendidos” do vasto mundo da nutrição.

O carboidrato é perfeito para o bom funcionamento do corpo e do cérebro, já que serve como uma importante fonte e reserva energética para o organismo. Apesar desse benefício, algumas pessoas argumentam que uma dieta sem pouco “carbo” pode jogar a dieta por água abaixo. Confira o que é mito e o que é verdade sobre esse componente alimentar tão presente na alimentação de nós, brasileiros:

Carboidrato à noite engorda

Mito. Não é o período do dia que a pessoa ingere carboidrato que irá fazer o peso aumentar, mas a qualidade e a quantidade do alimento consumido, além de ser necessário considerar a vida de exercícios do indivíduo. É recomendado evitar esse componente alimentar à noite devido ao baixo gasto energético corporal em comparação com o dia, mas não porque o peso aumenta devido ao consumo de carboidrato, apenas.

Apenas farinha e derivados possuem carbo 

Mito. Há quem repita o discurso falacioso de que apenas a farinha de trigo e seus derivados, como pães, possuem carboidrato. Alimentos como arroz, milho e batatas, por exemplo, também contém grandes quantidades de glicídio. Frutas também possuem porções consideráveis de “carbo”, como no caso das bananas.

Devo consumir carboidrato antes de exercícios

Verdade. Como são fontes importantes de energia para o corpo, os carboidratos são elementos importantes para quem vai praticar exercícios físicos. O tipo de alimento, porém, deve ser bem escolhido pelo praticante de atividades físicas; é recomendado que seja feita ingestão de cereais integrais e frutas, como o abacate — também rico em vitaminas e potássio.

Carboidratos em excesso faz bem

Mito. Se há quem diz ser necessário cortar completamente os carboidratos da dieta, há também quem afirma que é preciso consumir bastante alimento com esse tipo de componente. O fato é que nada no corpo ingerido de forma desmedida vai trazer benefícios; quando há muito glicose no corpo, órgãos podem ser sobrecarregados, como o pâncreas. O melhor é optar por alimentos com o glicídio, mas consumidos de forma moderada e com uma rotina de atividades físicas bem executada.



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