
Por Avner Fernandez –
O Hai Sushi Lounge Bar é um dos mais badalados restaurantes de comida japonesa do Vale do Sinos. O espaço, localizado no Mauá, bairro de Novo Hamburgo conhecido pela diversidade de opções gastronômicas, funciona desde 2006, em um ambiente amplo e aconchegante.

Recentemente fiz mais uma visita ao espaço e optei por um bufê de sushi, o Especial Hai, que tem o valor de R$ 79,20 para os homens e 72,00 para as mulheres. Porém, de segunda a quinta-feira, o valor promocional passa a ser de R$ 60,00 para ambos.

De entrada, a atendente trouxe à mesa a salada sunomono, que é uma mistura de vegetais, como pepino e cenoura, com o kani, um bastão feito de carne de peixe, mas que imita o gosto de carne de caranguejo. Leve, fresquinha e saborosa. Ótimo início de jantar para quem gosta de uma boa salada.

Acompanhado da salada, brevemente fomos servidos com os pratos quentes, como o rolinho primavera, a berinjela frita a milanesa e os bolinhos de peixe. Junto dos pratos quentes, vem o carpaccio de salmão. Este prato tem um sabor mais azedo e picante, porém, não deixa de ser delicioso. Vale a pena provar e tirar suas conclusões.

Os hot roll também fazem parte dos pratos quentes e, para mim, são os sushis mais saborosos. Normalmente eles antecedem o bufê de sushis e os sashimis, porém, continuam sendo servidos durante o jantar. Aliás, não fiquei somente em uma porção. Tive que pedir mais algumas vezes, pois, como disse anteriormente, são os meus preferidos.

O restaurante não peca quando o assunto é variedade, pois tem um cardápio diversificado de sushis e temakis. Os combinados de sashimis, incluídos no bufê especial, deixam com água na boca só de olhar. Como estava acompanhado de uma amiga, recebemos uma bandeja para duas pessoas. Nela haviam peças de salmão, peixe branco e atum, todos cortados em fatias, além de outras iguarias feitas com salmão, como o nelsiranja.

Também figuram no cardápio do Hai, a sopa de soja, conhecida como missoshiro, e o yakisoba, que pode ser tanto de frango quanto o vegetariano, entre outras alternativas para o seu paladar. Neste caso, pedimos o de frango, que é incrementado com verduras.

Destaque, também, para os temakis. São cerca de 20 sabores. Degustamos o temaki skin e o shake e afirmamos com convicção: bem recheados e saborosos. Além da culinária japonesa, o restaurante também traz a culinária contemporânea, voltada para quem está acompanhando uma pessoa, mas não é apreciador da comida oriental. Algumas opções de peixe também aparecem nesse menu, que é encorpado com saladas, frango e filés.

O acompanhamento com bebidas não decepciona, com uma carta de vinhos consideravelmente ampla. Apesar disso, optei pela sakerinha de morango, que agrada por ser um drink típico do Japão e que não é tão forte, pois o sabor da fruta esconde um pouco o gosto forte do saquê.
Nove opções de sobremesa são oferecidas no cardápio do Hai, tendo como base cremes, sorvetes e frutas. Como bons apreciadores de chocolate, pedimos como sobremesa o tradicional petit gateau e o tempurá de brigadeiro. Ambas tem como base o chocolate e o sorvete de creme. O petit gateau dispensa comentários, pois já é um prato mais conhecido entre os brasileiros. O destaque fica por conta do tempurá, que é decorado com canela e acompanhado de calda de frutas vermelhas. Sobremesas deliciosas.

Para coroar o estabelecimento, a receptividade também aparece como ponto forte, visto que não é somente de comida que se mantém o sucesso de um restaurante. A boa impressão começa desde a chegada ao local, quando o manobrista gentilmente lhe dá opções para estacionar seu veículo, passando pela recepcionista, que conduz até a sua mesa. O atendimento interno, efetuado pelos garçons, sushimans e demais atendentes, também é rápido, atencioso e eficiente.

Enfim, o Hai Sushi Lounge Bar é um bom exemplo do sucesso dos restaurantes japoneses no Brasil. Com tantos pontos positivos, fica fácil descobrir como a culinária japonesa atravessou o mundo para cair nas graças do povo brasileiro.
Novo Hamburgo/RS
www.haisushiloungebar.com.br
Rua Gomes Portinho, 730
Fone: (51) 3593-5757