Live streaming
Foto: .pixabay.com

A gastronomia é um setor que, até algum tempo atrás, somente se destacava no Brasil
através dos pratos populares do país. No entanto, a evolução da tecnologia e, principalmente, a chegada da internet, passaram a possibilitar o oferecimento de um conhecimento maior ao público sobre o setor de alimentação, o que foi fundamental
para a popularização da alta gastronomia.

Uma das áreas do mundo virtual que têm se destacado na divulgação de todos os aspectos relacionados à gastronomia são os live streamings, transmissões ao vivo realizadas através da internet que têm permitido aos chefs “chegar até a casa das
pessoas” e ter uma proximidade maior com o público – algo que não acontece tão naturalmente por meio do mundo televisivo.

Por isso, confira neste artigo mais informações sobre como a tecnologia de live streaming tem ajudado a gastronomia a se popularizar ainda mais.

Como o live streaming tem ajudado o setor de gastronomia a se estabelecer ainda mais no Brasil?

Cada vez mais é comum que eventos e aulas relativos a distintos ramos sejam ministrados por meio de transmissões ao vivo, por isso, o setor gastronômico não poderia ficar de fora dessa tendência. A universidade Unicesumar é uma das que está se adequando a essa nova realidade e já há algum tempo vem oferecendo um curso de educação à distância na área de gastronomia, oferecendo aulas ao vivo com renomados chefs. Esse é o caso da disciplina Cozinha Brasileira Contemporânea, cuja primeira aula ao vivo, realizada no ano de 2016, contou com mais de 400 alunos de  todo o país.

Atualmente, além do oferecimento de cursos ministrados virtualmente, também é comum encontrar diversos eventos online ligados ao ramo da gastronomia. O Open Food Innovation Summit ilustra de forma clara como o setor vem se reinventando e se atualizando. O evento acontecerá via streaming em outubro de 2020 e terá a participação de 30 palestrantes, que discutirão o futuro da alimentação através de conversas sobre o sistema de zero desperdício, plataformas de delivery, entre outros.

Além disso, eventos tradicionais da área de gastronomia, como é o caso do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, têm se adaptado e incluído essa inovação tecnológica como um dos atrativos da festa. Embora o encontro esteja previsto para acontecer de forma presencial no mês de outubro de 2020, contando com 30 restaurantes participantes que oferecerão pratos com produtos locais, o live streaming estará presente no momento do “Concurso Melhor Chef”, pois todas as etapas terão transmissão ao vivo pela internet.

Recentemente, o Senac-RS também organizou um evento online intitulado “Uma viagem pelos sabores do Brasil“, que contou com diversas lives de chefs brasileiros em plataformas como YouTube e Facebook. O objetivo do evento era ensinar receitas típicas do nosso país, mas com toques especiais de cada cozinheiro, trazendo assim tradição e originalidade aos pratos.

Live streaming

Como vemos, hoje é possível que uma pessoa que tenha paixão pela gastronomia, mas que more em uma região afastada dos centros urbanos, tenha acesso a eventos e aulas de qualidade a partir do conforto da sua própria casa.

Qual é a relação entre a tecnologia de streaming e o boom gastronômico mundial?

Além do acima mencionado, outros meios pelos quais a gastronomia vem conquistando novos aficionados são as plataformas de streaming como a Netflix, que normalmente disponibilizam diversos programas relacionados à área da culinária. Uma série de grande sucesso oferecida pela referida plataforma é “Chef’s Table”, que conta a trajetória de cozinheiros de todas as partes de mundo. A segunda temporada conta, inclusive, com a participação do chef brasileiro Alex Atala, dono do restaurante D.O.M, em São Paulo. Ali, Atala comenta em um dos episódios a respeito de sua história de vida e sua relação com a cozinha, que vem desde a juventude e se estende, como sabemos, até os dias atuais. Por meio de séries como essa, e também de outras que têm sido constantemente lançadas em plataformas do tipo, o mundo culinário tem ficado cada vez mais em alta.

Nigela Lawson, famosa chef britânica, é outra chef que tem aproveitado essa nova tecnologia para promover ainda mais a sua cozinha e o seu trabalho a nível mundial. Ela participou, por exemplo, de um episódio da série gastronômica “Anthony Bourdain: Parts Unknown”, quando o programa, também disponível na Netflix, estava sendo gravado no Reino Unido. Além disso, Nigela tem feito lives através da sua conta no Instagram, e a próxima será relacionada ao lançamento do seu livro, intitulado “Cook, Eat, Repeat”, no mês de outubro.

Como vemos, a tecnologia de live streaming vem revolucionando o setor gastronômico e aproximando os grandes chefs ainda mais do público por meio de uma experiência mais intimista e que pode ser desfrutada do conforto de nossas casas. Plataformas como Instagram e YouTube são essenciais nesse processo de transformação, pois, devido à sua popularidade, permitem a diversos setores que alcancem públicos distintos. Essa remodelação, no entanto, não se dá apenas por meio de redes sociais, visto que muitos setores, assim como o da gastronomia, têm criado plataformas próprias no intuito de expandir seus negócios e usar as inovações a seu favor e de forma benéfica. Exemplos são a plataforma streaming de games da Twitch, que permite que os usuários façam transmissões de games e competições de jogos eletrônicos ao vivo, e o site de caça níquel online Betway Cassino, que dá aos usuários a possibilidade de jogar ao vivo tradicionais modalidades, como blackjack e roleta.

Aliando as tecnologias de streaming e de alta definição, os jogadores têm inclusive a
chance de se comunicar com o crupiê, o que nos faz retomar a ideia de conforto e
intimismo que o live streaming proporciona. No setor cultural, além das indústrias de
iGaming e do cinema, representada por plataformas como a Netflix, podemos
mencionar também os ramos da música, que vem se transformando com o uso de plataformas como o Spotify, e o da dança, com diversas apresentações e aulas, incluindo as da Escola do Teatro Bolshoi, sendo transmitidas em formato de live.

Fica claro, dessa forma, que o setor gastronômico vem seguindo uma tendência positiva e que está não apenas transformando distintos ramos, mas trazendo mais proximidade com o público. Com isso, muito mais pessoas, independentemente de onde estejam e de seu background cultural, têm a chance de se conectar com seus chefs favoritos e aprender um pouco mais a respeito da fascinante área da culinária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here