
Por Sabina Fuhr –
Sair para jantar fora no Dia dos Namorados não é um programa que costumo apreciar. Restaurantes lotados, filas de espera ou cardápios caros demais em relação ao que será servido são algumas das situações que me desmotivam a comemorar a data fora de casa.

No entanto, a notícia de que o Mercado Público de Porto Alegre abriria as portas pela primeira vez em um evento romântico no dia 12 de junho me animou.

Em uma iniciativa inédita, o local estendeu o horário de funcionamento até as 23 horas, para recepcionar os apaixonados. Também investiu em decoração com balões em formato de coração, iluminação aconchegante e em trilha sonora com direito a trompetista circulando pelo local executando conhecidas canções de amor. O policiamento ao entorno do Mercado Público foi reforçado para garantir segurança ao evento.

Sete bares e restaurantes prepararam cardápio especial para celebrar o amor com valores e estilos bem democráticos, tudo a ver com a proposta do nosso querido Mercadão que atende pessoas de todas as classes sociais.

A iniciativa foi da Associação do Comércio do Mercado Público (Ascomepc) que estima que cerca de 450 pessoas participaram do evento intitulado “Mercado Enamorado”. A diretora da Ascompec, Adriana Kauer, ficou satisfeita com o resultado da ação e tem convicção de que a ideia deve ser colocada em prática outras vezes.

Concordo com a Adriana, a iniciativa foi um sucesso e é um privilégio poder vivenciar um pouco mais deste patrimônio histórico da cidade.

Após bebericar taças do delicioso espumante Brut Rosé Adolfo Lona no Gambrinus, gentilmente oferecido pelo João Mello, proprietário do restaurante, e presidente da ASCOMEPC, nos dirigimos ao Naval para o nosso jantar dos namorados.
Jantando no Naval
Lá também fomos bem acolhidos pelos simpáticos proprietários. O ambiente estava todo decorado para a data, mas optamos em sentar na parte de fora do restaurante para curtir a parte interna do Mercado Público.

A sugestão para o Dia dos Namorados era o Bacalhau da Casa ou a Anchova Negra ao Molho de Açafrão ou à Belle Meunière. Como entrada era possível optar entre bolinho de bacalhau ou anéis de lula à dorè.

Começamos com os bolinhos de bacalhau, que no Naval, tem um formato mais compridinhos e vem acompanhados por molho de pimenta e geleia de pimenta.

Como prato principal, escolhemos o bacalhau, uma posta de 500 gramas de cod gadus morhua, aquele pescados na Noruega, mas levados para Portugal para serem preparados, tradicionalmente conhecido como bacalhau do Porto.

O bacalhau é assado escoltado por batatas, pimentões, cebolas, azeitonas, aspargos e ovos cozidos temperado com páprica, ervas e uma dose generosa de azeite. Chegou à mesa na temperatura ideal e extremamente saboroso. Que belo prato! Ah, quase esqueci de dizer que o arroz com com brócolis e amêndoas que o acompanhava também estava ótimo.
Para harmonizar o restaurante ofereceu dois cálices de vinho sauvignon blanc Concha y Toro.

Finalizando o jantar, Pastelzinho de Belém e Tulipa de chocolate belga com ganache e bergamota assinada pela confeiteira Adriana Kauer.

Valeu a pena conhecer o Naval e valeu ainda mais a pensa sair para jantar fora no Dia dos Namorados. Já aguardo ansiosa para o próximo evento especial do Mercado Público de Porto Alegre.
Naval Restaurante Bar e Chopp
Mercado Público Central, loja 93
Fone: (51) 3224-4229