Sabores diferenciados, arquitetura que respeita a biografia da região e uma casa cheia de histórias para contar. É assim que a Fortuno Hamburgueira recebe seu público. Situada na casa Adams, que foi de um dos pioneiros da indústria calçadista no Vale dos Sinos, o local mescla tradição histórica e inovação gastronômica. Com hambúrgueres gourmets feitos por chefs que acompanham tendências mundiais do prato, a Fortuno revoluciona o paladar tradicional. No cardápio, variado e singular, são servidas combinações tradicionais e outras incomuns. Mas são as novidades que mais chamam atenção: hambúrgueres com toque de hortelã e os doces estão entre os mais pedidos.

A diversidade de sabores surgiu de uma experiência atípica entre consumidores e chefs. Antes da abertura da Fortuno, 25 potenciais clientes foram selecionados e participaram de cinco sessões para avaliar os novos sabores. Com diversos experimentos, os participantes deram sua opinião e contribuíram para a elaboração do cardápio final. Hoje, a Fortuno Hamburgueira oferece mais de 20 sabores entre doces e salgados. Todos trazem combinações de ingredientes selecionados que, juntos, harmonizam sensações únicas em cada prato. Conversamos com o chef Jaime Junior, um dos sócios da casa, que conta detalhes da preparação dos hambúrgueres. Confira:

Com ingredientes selecionados, hambúrgueres do Fortuno. Crédito:Facebook/ Divulgação
Com ingredientes selecionados, hambúrgueres do Fortuno. Crédito:Facebook/ Divulgação

Quando surgiu a ideia de criar a Fortuno com hambúrgueres artesanais?
Eu fui duas vezes num festival paulista de hambúrgueres artesanais e resolvi trazer isso para Novo Hamburgo. Algumas receitas são criadas por nós, outras vieram destes eventos em São Paulo. Aqui nós temos um conceito próprio, uma gastronomia específica. Os nossos pratos têm influências de várias regiões e países, temos hambúrgueres inspirados na cozinha mineira, francesa, italiana. Nós trabalhamos com um conceito aberto, se formos comparados com outras hamburguerias. Inicialmente nós tínhamos a ideia de trabalhar cada prato seguindo os conceitos de um país, mas depois vimos que existem outras empresas usando este método e resolvemos criar o nosso cardápio mais flexível.

Também temos a ideia de, futuramente, fazermos cardápios temáticos. Por exemplo, em outubro trabalhar em cima da cultura alemã ou em dezembro usar molho de espumante, em alusão ao final de ano. Queremos manter a ideia de cardápio aberto, eventualmente, explorando temas mais específicos.

O cardápio explora várias combinações diferentes, como vocês criaram isso?
Nós temos, por exemplo, o chutney de abacaxi com canela, que é bem tradicional. Não ele usado em hambúrguer, mas em outros pratos. Também temos a combinação de abacaxi com hortelã, que é fruto de uma série de testes que nós fizemos com a ajuda do nosso público. Ao longo desses experimentos, moldamos o nosso cardápio seguindo o paladar do nosso público.

O cuidado com a produção dos ingredientes é fundamental no sabor final do produto, como vocês trabalham com essa questão?
Nós compramos a carne inteira, moemos, temperamos e montamos todos eles à mão. Os pães vêm de um padeiro contratado somente para produzi-los com receitas nossas. Nós estamos sempre estamos muito atentos aos processos de fabricação dos produtos.

Qual o principal diferencial dos hambúrgueres da Fortuno?
Para mim, o fato de que todos são artesanais. Todos os molhos são feitos por nós. Por exemplo, o doce de leite do nosso hambúrguer doce é produzido aqui mesmo. Sem dúvida, o fato de ser feito à mão agrega um sabor único ao prato. E assim nós buscamos conquistar os nossos clientes.

Hambúrguer, batatas rústicas e para arrematar, Molho Afortunado com base de mel com alho. Crédito: Facebook/ Divulgação
Hambúrguer, batatas rústicas e para arrematar, Molho Afortunado com base de mel com alho. Crédito: Facebook/ Divulgação

Vocês servem batatas rústicas, como surgiu essa ideia?
Hoje em dia, geralmente, as pessoas só comem batata pré-cozida, não come a batata artesanal mesmo. A nossa é produzida aqui. Nós picamos, cozinhamos no óleo e depois ela é frita. A ideia da nossa cozinha é resgatar o sabor da comida feita na hora, já que hoje o consumo de comida industrializada é muito forte.

Vocês também servem hambúrgueres doces. Como tem sido a aceitação do público?
Uma grata surpresa. No início, nós fazíamos sobremesas mais tradicionais para oferecer aos clientes, mas, vimos que aceitação dos hambúrgueres doces foi muito boa. Os nossos índices de venda são excelentes. Surpreendeu até nós mesmos.
A ideia surgiu de um sonho, o doce.  O nosso hambúrguer tem gergelim por cima, que dá aparência de ser salgado, mas na verdade é um pão doce, frito, com recheio interno. É a releitura de um sonho.

Novo Hamburgo/RS
www.fortunohamburgueria.com.br
Rua Silveira Martins, 790
Fone: (51)  3594-1028
Horário: de terça-feira a sábado, das 11h às 14h. À noite, de terça a quinta-feira e aos domingos das 17h30 às 23h30, sextas e sábados das 17h30 à 1h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here