(Foto:João Alves/Divulgação)

Qual a sua herança de família? Esse foi o tema que movimentou o Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul 2017, que aconteceu nos dias 26 e 27 de julho, na Faculdade Senac Porto Alegre. No total, mais de 1 mil pessoas participaram de aulas-show, palestras e oficinas. Foram 20 horas de atividades, movimentando mais de 30 chefs de diferentes locais do país e do mundo e 40 expositores, entre produtores locais, cervejarias e vinícolas.

Entre os chefs que trouxeram seus segredos e receitas de família estavam Geovane Carneiro, braço direito do chef Alex Atala; Floriano Spiess, que uniu a tradição italiana com a ousadia brasileira; a chef gaúcha especialista em culinária contemporânea, Carla Tellini; Helena Rizzo, eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014; Marcos Livi, que subiu ao palco com Luis Fernando Veríssimo, em homenagem aos 80 anos do poeta e 10 anos do Veríssimo Bar, restaurante em São Paulo que leva o nome e assinatura do escritor; o português Vitor Sobral; Marcelo Schambeck, com receitas que aprendeu com seus pais; Rodrigo Bellora, falando sobre cozinha de natureza e Carlos Kristensen, fazendo uma homenagem aos pequenos produtores.

Evento reuniu centenas de profissionais da gastronomia (Foto:João Alves/Divulgação)

Entre as presenças mais esperadas estavam o chef internacional, Claude Troisgros e seu assistente João Batista. Claude trouxe o segredo do tempero de uma das famílias mais conhecidas na gastronomia mundial, os Troisgros. O chef apresentou uma “receita afetiva”, com o Nhoque ao Molho de Tomate, Mel e Pinhão, receita da sua vó, de origem italiana. Além disso, ele também ensinou o modo de preparo do famoso Salmão com Azedinha, o prato que mudou a gastronomia francesa na década de 70.

“A cozinha afetiva, ou comida com afeto, é aquela que sentimos, que temos saudade. Aquela receita da vó ou da mãe, que remete às nossas origens, algo quase que espiritual. São aquelas receitas que marcam a nossa infância, a nossa trajetória e a nossa vida”, destacou o chef que, além de preparar deliciosos pratos, falou sobre sua carreira no Brasil, que iniciou em 1979, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here