O acompanhamento do vinho com a comida é antigo, desde quando são postos juntos à mesa nos primordiais tempos até os dias de hoje, nas reuniões de família. Com o tempo, descobriu-se que “acompanhar” poderia ser sinônimo de “harmonizar”, e amantes da enogastronomia puderam escolher o vinho a partir do prato que desejavam comer. Em novembro, em Bento Gonçalves/RS, um grupo desses amantes vai se reunir à mesa para realizar uma harmonização e comentar os sabores dos vinhos e pratos, mas ela vai ser diferente – às cegas. O “Harmonização às Cegas” acontece na quinta-feira, 10, e vai aguçar nos participantes o máximo do uso dos cinco sentidos. O ritual vai ser instigado não só pelo segredo sobre quais produtos serão servidos, mas também pela possibilidade de utilização de vendas nos olhos para garantir uma diferente experiência sensorial. O evento é realizado e sediado no café Ricordare – Lo Spazio della Felicità (Av. Planalto, 1029), a partir das 20h30.
 
“Na harmonização às cegas, não é sabido qual produto será servido, por isso, não há interferências no julgamento causadas por expectativas pessoais. Com a possibilidade de omitir o sentido da visão, aguçamos nosso olfato e nosso paladar, desfrutando e sentindo ainda mais o vinho e o prato”, comenta o enólogo Lucas Foppa Alves, um dos organizadores e ministrantes do evento, da vinícola Maximo Boschi. Além dela, Cave Geisse, Don Giovanni e Aurora também trazem grandes rótulos para a harmonização, que será realizada com quitutes temáticos do local. “Os participantes vão encontrar um cardápio global. Nosso pretzel austríaco, crepe francês, na versão salgada e a com Nutella, empanada espanhola, pastel de Belém… todos harmonizados com vinícolas parceiras”, comenta a proprietária do Ricordare, Vanessa Botega. 
 
Vinhos para todos
 
A harmonização às cegas é aberta ao público, mediante reservas antecipadas (R$80,00 até 08/11). Não é necessário ter conhecimento acerca do mundo do vinho, apenas curiosidade e paixão ao saber o que vai à mesa. “Vinho e comida trazem as pessoas para perto. O vinho foi criado para promover interações e acompanhar alimentos, tanto que na Europa, as harmonizações regionais são muito comuns. O objetivo da harmonização é encontrar um terceiro sabor entre bebida e comida, uma experiência muito mais agradável do que se provadas sozinhas”, reflete o sommelier Rafael Alcantara, da Refinaria Deli Gourmet, apoiadora do evento.
 
Informações sobre a harmonização e reservas pelo telefone (54) 3702 2909, email ricordare@spazioricordare.com.br ou no link do evento no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here