(Foto: Eduardo Benini)

Inédito na região, restaurante com preparo em fogos abriu as portas para o público no último fim de semana, na linha 15 da Graciema. Os pratos do GURI – Cozinha de Origem têm como referência a gastronomia dos pampas

Voltar às raízes e com elas expressar a gastronomia dos pampas do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina através de um menu com pratos tradicionais, releituras e autorais. Assim nasce o restaurante GURI – Cozinha de Origem, que abriu as portas no último sábado (20), com lotação máxima, no Vale dos Vinhedos. Comandado pelo empresário e chef Enio Valli e pela sócia e administradora Michele Dutra da Silveira, o empreendimento localizado na casa 676, na charmosa localidade da linha 15 da Graciema, no interior de Bento Gonçalves (RS), traz o ineditismo da cozinha de fogos para o principal destino enoturístico do país.

Chef Enio Valli (Foto: Cassiano Farina)

O prestígio do público já pode ser sentido no primeiro fim de semana de funcionamento. Cem pessoas encheram a casa nos almoços e jantar oferecidos, sendo que no domingo, devido a lotação máxima, não foi possível acomodar alguns clientes. Apesar do empreendimento contar com mais de dois mil metros quadrados de área, o restaurante prima pelo intimismo do contato direto com o chef e a cozinha. São apenas 24 lugares disponíveis, sendo que o atendimento é feito de quinta-feira a domingo, e, preferencialmente, sob reserva. A expectativa é que no primeiro mês cerca de 600 pessoas sejam recebidas.

Com investimento de, aproximadamente, R$ 400 mil, o GURI oferece um cardápio à la carte composto por 20 opções, além de menu degustação, com sequência de seis a sete pratos. A quase totalidade dos preparos são realizados em grelhas ao estilo parrilla e em forno à lenha, sempre com produtos locais: as carnes e pescados são gaúchos, os hortifrútis e laticínios são da Serra e os temperos orgânicos são colhidos diretamente da horta do restaurante. A carta de vinhos é composta majoritariamente por rótulos do Rio Grande de Sul, complementada com algumas opções dos países platinos, e as cervejas artesanais são exclusivamente gaúchas.

As pessoas com preferência pela dieta sem proteína animal também contam com opções vegetarianas e veganas. Já os pequenos podem optar pelo Prato para Gurizada.

(Foto: Eduardo Benini)

Natural de Pelotas, Enio Valli se mudou há pouco mais de dois anos para a Serra Gaúcha para implantar o Osteria Di Valli, em Nova Petrópolis, considerado um dos três melhores restaurantes da cidade e a melhor casa de assados com cinco estrelas da região pelo TripAdvisor. Devido ao reposicionamento da marca e de público, para atender à solicitação dos clientes, o chef transferiu as operações do restaurante para o Vale dos Vinhedos, onde, agora, passa a se chamar GURI – Cozinha de Origem. Junto com a história de sucesso que construiu nesse período na região, Valli traz na bagagem os pratos icônicos do empreendimento: Entrecot com batata rosti, Frango na cama de abóbora, Minha sobremesa de churrasco, Mate da tarde e Casamento Italiano.

“Observei no Vale dos Vinhedos uma oportunidade de apresentar aos moradores e aos turistas que circulam na região a essência da cozinha dos pampas, mostrando além do tradicional churrasco. Quero que as pessoas comecem a conhecer e valorizar, de fato, a gastronomia gaúcha”, explica Enio Valli, que tem em seu currículo estágio com o famoso chef argentino Francis Mallmann, especializado em carnes e na cozinha patagônica.

O GURI funciona de quinta-feira à sábado, com almoços e jantares, e aos domingos ao meio-dia. O restaurante tem capacidade para atender 60 clientes, sendo que inicialmente está operando com 24 lugares. No local há estacionamento próprio e o ambiente é pet friendly, ou seja, os clientes podem levar seus animais de estimação.

Além do restaurante, o GURI também realiza eventos e workshops no endereço e em atividades externas.

Sobre Enio Valli

O respeito pelos ingredientes e amor pela cozinha já nasceu com o gaúcho Enio Valli, 35 anos. Natural de Pelotas, cresceu vendo os ensinamentos dos pais, que sempre tiveram restaurantes. Valli ajudou a família nos empreendimentos até os 22 anos. Graduado em turismo, se especializou em gestão de pessoas e inteligência empresarial, prestando consultorias pelo país. Há sete anos passou a direcionar suas assessorias para a área gastronômica, realizando palestras sobre o assunto em outros estados.

GURI – Cozinha de Origem

Endereço: Linha 15 da Graciema, 676 – Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos (RS)
Contato: (54) 3459.1089
Site: www.gurirestaurante.com.br
Instagram: @gurirestaurante



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here