Quando a destilaria Glenfiddich começou a procurar uma forma de celebrar seu precioso líquido de 21 anos, a jornada levou a uma combinação revolucionária de ciência, arte, música e à transformação do whisky em um líquido vivo. O ambicioso projeto reuniu a mais variada equipe de profissionais, entre experts na ciência Cymatics  – o estudo das ondas sonoras visíveis, a cantora caribenha Calma Carmona e a Orquestra Sinfônica da Escócia. Assim, Glenfiddich conduziu um revolucionário estudo para explorar e analisar os efeitos da música ao vivo no whisky single malt criado na Escócia e tocado pelo Caribe.

 Como pano de fundo, a canção da banda Franz Ferdinand, Love Illumination. A inusitada colaboração artística promoveu a perfeita metamorfose das qualidades únicas deste whisky single malt que é maturado por 21 anos na Escócia e finalizado, durante quatro meses, em barris caribenhos de rum. Os artistas gravaram esta única canção em um armazém de Londres e para uma “seleta platéia”, por assim dizer, de dispositivos tecnológicos e de alta precisão desenvolvidos pelo laboratório criativo Ten Hertz, para capturar as vibrações e demais efeitos da música sobre o líquido. Cada equipamento foi especialmente sintonizado para responder e reagir às diferentes notas e frequências de som, propagados por caixas acústicas individualizadas, e ligadas à um software programado especialmente para capturar esta experiência.Glenfiddich 09.07.15-145

 Os chamados Decanters  produzem impulsos horizontais e vibrações como os de instrumentos de corda e da voz de Carmona. Os aparelhos Double Helix e Zig Zag, por sua vez, conduziam o whisky a fazer torções e zig zags em resposta ao contrabaixo e a percussão da orquestra. Mais impressionante é o quarto dispositivo, o Levitron, que isola uma gota de single malt e faz com que ela levite no ar entre dois transdutores de ultra-som. Este resultado espetacular, do whisky dançante e suspenso, foi criado pelas notas do final da canção; sendo pela primeira vez testemunhado fora de um laboratório.

William Grant & Sons

O Glenfiddich pertence ao grupo William Grant & Sons, destilaria que nasceu em 1887, na cidade de Dufftown, a margem do rio Speyside, na Escócia. Construída por William Grant e seus nove filhos, foi um sonho que se tornou realidade baseado em três fundamentos: compromisso com a qualidade, promessa de inovação e espírito de independência e empreendedorismo. Hoje, depois de mais de 125 anos de história os valores não mudaram. Após cinco gerações a William Grant & Sons é uma das únicas destilarias ainda nas mãos da família que a fundou.

Crédito: LS Consultoria de Imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here