Entre os dias 16 e 18 de junho a Universidade Feevale realizará o II Encontro de Gastronomia – Gastronomia Brasil – Uruguai: uma mistura de saberes e sabores. O evento, realizado pelo curso de Gastronomia, busca proporcionar um espaço de troca de saberes entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área de gastronomia, visando o fortalecimento da profissão e a valorização do profissional no mercado de trabalho. O II Encontro de Gastronomia acontece no Câmpus II da Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Entre as atividades do II Encontro de Gastronomia estão palestras, oficinas e visitas técnicas à Cachaçaria Weber Haus, em Ivoti, e ao Vale dos Vinhedos, na Serra. Participam do evento Laura Rosano, chef uruguaia especializada em cozinha regional e mediterrânea; Arika Messa, sócia proprietária do Espaço de Eventos Beta Food; Paulo Coelho Machado Neto, fundador do Instituto Paulo Machado; entre outros.

As inscrições estão abertas até 1º de junho, para as visitas técnicas, e 13 de junho para as demais atividades do evento. Até 16 de maio as inscrições podem ser feitas com valor promocional. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.feevale.br/cursoseeventos. Confirma a programação:

Quinta-feira, 16 de junho
19h – Abertura
19h15min – Apresentação artística
19h30min – Painel Do pampa uruguaio ao pantanal brasileiro: apresentando saberes e sabores, com Paulo Coelho Machado Neto e Laura Rosano. Mediado por Maria Helena Weber
21h30min – Coquetel

Sexta-feira, 17 de junho
9h – Oficinas
El Arca del Gusto
Postres Uruguayos
Hambúrgueres Gourmet
Cozinha de memória – Doces Lembranças
Cachaças e seus Segredos
11h – Oficinas
Caipirinhas
Brigadeiros Gourmet
Café na Roda de Conversa
Cozinhando e entendendo os alimentos orgânicos
A Arte da Degustação de Cervejas Especiais
13h30min – Mesa Redonda Rumos da Gastronomia Gaúcha
16h – Mesa Redonda Pesquisa em Gastronomia. Mediado por Daniel Vicente Bonho e Hosana Cimadon
18h – Oficina A cozinha Pantaneira e seus mistérios, com Paulo Coelho Machado Neto

Sábado, 18 de junho
Visita técnica à Weber Haus
Visita técnica ao Vale dos Vinhedos

Ministrantes
Arika Messa – Sócia proprietária do Espaço de Eventos Beta Food (Nós Coworking/ Shopping Total), onde atua diariamente como chef de grandes eventos, workshops, almoços e jantares. Participou em 2015 da 1ª edição do reality show The Taste Brasil, do canal GNT, na equipe do chef Claude Troigois. É chef organizadora do evento Mesa ao Vivo RS e SP, da Revista Prazeres da Mesa, o maior evento de gastronomia da América Latina.

Laura Rosano – Chef uruguaia especializada em cozinha regional e mediterrânea, possui pós-graduação em Dieta Mediterrânea e em Cozinha Contemporânea, pela Universidade de Barcelona. Tem 20 anos de experiência em gastronomia, 10 deles na Suécia e Holanda. É coordenadora nacional de Slow Food Internacional no Uruguai e autora doRecetario de Frutos nativos del Uruguay, além de produtora agroecológica de frutos nativos.

Patrícia Clavijo – Pâtissier com formação internacional, realiza constantemente cursos em escolas de confeitaria de Londres e da França. É proprietária da Dulcíssima Atelier de Doces, de Porto Alegre. Ministra cursos e realiza produções da confeitaria para eventos e presta consultorias.

Paulo Coelho Machado Neto – Graduado em Direito, com especialização em Direito Ambiental, trabalhou em mostras de cinema e há pouco mais de sete anos resolveu se dedicar a uma de suas grandes paixões: a gastronomia. Estudou no Brasil e França (UAM e Institut Paul Bocuse) e é mestre em Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo. Passou por estágios e trabalhos em restaurantes nacionais e internacionais como Julia Cocina, Empório Siriúba e Casa Europa, em São Paulo; Carême Bistrô, no Rio de Janeiro; Bar Uriarte, na Argentina; Season, na França; e Martin Berasategui, na Espanha. Professor de Gastronomia em universidades nacionais e internacionais e do curso de Capacitação de Jovens Cozinheiros: Gastromotiva, em São Paulo. Possui participação em publicações nacionais e está envolvido em projetos de livros e periódicos sobre cozinha brasileira, além de fazer parte do movimento para alimentos bons, limpos e justos: slow food. Dedicado à pesquisa, viaja para conhecer novos sabores e tem por vocação trazê-los a conhecimento dos participantes de suas aulas. Já esteve em países como França, Etiópia, Quênia, Uruguai e Peru na missão de levar sabores tupiniquins. Vencedor do 1º Concurso UAM & Colavita, cozinha Italiana. Atuou como supervisor de pesquisas do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira e em 2010 inaugura o Instituto Paulo Machado, para pesquisas na área de alimentação, no intuito de investir e oferecer cursos, palestras e consultorias na área, além do evento Arte na Figueira, que une Arte e Gastronomia no Centro-Oeste do Brasil.

Roberto Soldano – Italiano, doutor em Economia e Comercio, pela Universidade La Sapienza, de Roma, atua na função de Marketing e Sales Manager para grupos europeus e americanos de Indústria e Serviços. Administra cursos em instituições universitárias e organizações internacionais de Food & Beverage, promovendo o conhecimento e a cultura do Caffè Espresso Italiano e bebidas derivadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here