Você pode ler todo o conteúdo da revista on-line

Remando Junto

Todo marinheiro sabe que “mar calmo não ensina a navegar”. E esse ditado veste como uma luva no setor de alimentação que nos últimos dois anos, sofreu abalos antes nunca imaginados. São os custos de insumo saltando para o espaço. Cobranças tributárias surgindo do nada. Existe a ação nefasta da insegurança nas ruas, que impondo o medo impede o ir e vir das pessoas e termina por afastar clientes em especial da gastronomia noturna.

Vivemos um período difícil. Dificílimo. Mas, nossos empresários sabem que “mar calmo não ensina a navegar”. E, com talento, perspicácia, determinação e coragem, enfrentam essas dificuldades todas, mantendo- se honrosa e gloriosamente de pé. Dificuldades existem, seja pelas leis ou pela falta delas, seja por cobranças absurdas impostas ao setor por legislações feitas sabe-se lá a pedido de quem. Porém, a tudo isso, os empresários e as empresárias da gastronomia impõem um ritmo de combate sem trégua. E é isso que faz as pessoas desse setor serem tão
importantes na economia gaúcha. É que, mesmo sentindo a pressão econômica, as casas continuam abertas e oferecendo, como sempre, o melhor da gastronomia regional, nacional e mundial.

Aqui na Sabores do Sul, detectamos o surgimento de uma nova consciência. Percebemos que as brigadas de salão e de cozinha, percebendo que o mundo econômico mudou, acabaram por mudar também. Estão, agora, apoiando ainda mais as empresas, sendo a cada dia mais parceiros do empreendimento. Isso mostra que as dificuldades são ruins, sim, mas têm seu lado positivo, porque muitas pessoas descobriram que a vida empresarial é um barco e que se esse barco naufragar todos afundaremos junto com ele. Vem daí essa nova consciência que se nota em praticamente 100% dos restaurantes: a noção de que é preciso que todos remem juntos, para que a vida empresarial, de onde todos retiram seu sustento, siga prosperando.

A Revista Sabores do Sul está há 14 anos apoiando a gastronomia do Estado, e sente-se muito honrada em poder premiar 128 desses empresários que são, sem dúvida, aqueles que fazem a diferença para melhor.

Vida longa e próspera à gastronomia gaúcha!

Por Sabina Fuhr
Editora



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here