O ano de 1956 foi um dos marcos da cultura argentina, data em que foi iniciado o plantio da Malbec. A uva de cor roxa até então era encontrada apenas na França, porém depois de uma devastação de insetos no país europeu, muitas safras foram prejudicadas. Em 1977 uma estrela nasce, o vinho Malbec é produzido. Mas a sua fama só começa em 1990, quando a variedade ressurge no mercado. Desde então, a produção representa a cultura e personalidade argentina. E em 2010, foi escolhida a data de hoje como o Dia do Malbec. A companhia Wines of Argentina tem sido a responsável pela divulgação do dia e pela promoções de eventos ao redor do mundo.

Sobre a uva, símbolo argentino

A uva francesa  encontrou as condições perfeitas na Argentina.  Ela é uma das estrelas do outono e inverno do país. Seus vinhedos cobrem as planícies mendocinas, contrastando com a cordilheira dos Andes. Seu perfume, que lembra as tradicionais cerejas, é deliciosamente complementado, muitas vezes, com o tostado de barricas. Assim, o Malbec é o acompanhamento perfeito para carnes, pizzas com sabores intensos, massas com molho de tomate. Nas tábuas de frios, pede os embutidos ao estilo copa.

uva_malbecNo dia do Malbec, vinho para celebrar

Uma das dicas é o Emília Nieto Senetinerque combina as uvas Malbec e Bonarda.  A bebida é ideal como acompanhamento de carnes vermelhas, massas com molhos leves, frango e queijos meia cura.

O Malbec DOC Nieto Senetiner  possui aroma de frutas maduras, como ameixa e figo, junto com baunilha e tabaco.  No paladar é um vinho com muita personalidade, boa acidez, seco, encorpado, final longo e elegante. Combina muito bem com carnes grelhadas em geral, carne de porco, carne de ovinos, aves, massas com molhos encorpados e churrasco.

Don Nicanor Malbec é indicado para acompanhar carnes em geral, assim como queijos duros, de sabor intenso, como o tipo Parmesão. A sua cor intensa vermelha e o aroma de ameixa preta, com notas de baunilha, o torna um vinho com sabor bastante intenso.

vinhosDon Nicanor Malbec Selected  é um vinho vermelho com reflexos violáceos, límpido e brilhante. Apresenta aromas frutado de cerejas e groselha, com toques tostados e notas de especiarias. É indicado para acompanhar pratos da cozinha mediterrânea, como o típico “asado criollo argentino” e queijo de cura média.

Outra opção é o Cadus Tri Malbec, que possui aroma de frutas vermelhas e negras bem maduras, toques de especiarias e tostado. É recomendado decantar/aerar por 45 minutos antes de servir. Combina com carnes vermelhas em geral, ojo de bife (contra filé), lombo de porco, carnes grelhadas ou ao forno e queijos curados.

E como a última dica, o Nieto Senetiner Malbec Rosé Nouveau  é um vinho de cor rosada de média intensidade, com aroma de frutas vermelhas frescas, notas de mel, tília e flores brancas.  É ideal para pratos leves, saladas e carnes brancas.

O melhor: A Sabores do Sul, em parceria com a Porto a Porto, está sorteando vinhos Malbec. Basta clicar aqui para saber como participar.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here