
O ano de 1956 foi um dos marcos da cultura argentina, data em que foi iniciado o plantio da Malbec. A uva de cor roxa até então era encontrada apenas na França, porém depois de uma devastação de insetos no país europeu, muitas safras foram prejudicadas. Em 1977 uma estrela nasce, o vinho Malbec é produzido. Mas a sua fama só começa em 1990, quando a variedade ressurge no mercado. Desde então, a produção representa a cultura e personalidade argentina. E em 2010, foi escolhida a data de hoje como o Dia do Malbec. A companhia Wines of Argentina tem sido a responsável pela divulgação do dia e pela promoções de eventos ao redor do mundo.
Sobre a uva, símbolo argentino
A uva francesa encontrou as condições perfeitas na Argentina. Ela é uma das estrelas do outono e inverno do país. Seus vinhedos cobrem as planícies mendocinas, contrastando com a cordilheira dos Andes. Seu perfume, que lembra as tradicionais cerejas, é deliciosamente complementado, muitas vezes, com o tostado de barricas. Assim, o Malbec é o acompanhamento perfeito para carnes, pizzas com sabores intensos, massas com molho de tomate. Nas tábuas de frios, pede os embutidos ao estilo copa.
No dia do Malbec, vinho para celebrar
Uma das dicas é o Emília Nieto Senetiner , que combina as uvas Malbec e Bonarda. A bebida é ideal como acompanhamento de carnes vermelhas, massas com molhos leves, frango e queijos meia cura.
O Malbec DOC Nieto Senetiner possui aroma de frutas maduras, como ameixa e figo, junto com baunilha e tabaco. No paladar é um vinho com muita personalidade, boa acidez, seco, encorpado, final longo e elegante. Combina muito bem com carnes grelhadas em geral, carne de porco, carne de ovinos, aves, massas com molhos encorpados e churrasco.
Don Nicanor Malbec é indicado para acompanhar carnes em geral, assim como queijos duros, de sabor intenso, como o tipo Parmesão. A sua cor intensa vermelha e o aroma de ameixa preta, com notas de baunilha, o torna um vinho com sabor bastante intenso.
Don Nicanor Malbec Selected é um vinho vermelho com reflexos violáceos, límpido e brilhante. Apresenta aromas frutado de cerejas e groselha, com toques tostados e notas de especiarias. É indicado para acompanhar pratos da cozinha mediterrânea, como o típico “asado criollo argentino” e queijo de cura média.
Outra opção é o Cadus Tri Malbec, que possui aroma de frutas vermelhas e negras bem maduras, toques de especiarias e tostado. É recomendado decantar/aerar por 45 minutos antes de servir. Combina com carnes vermelhas em geral, ojo de bife (contra filé), lombo de porco, carnes grelhadas ou ao forno e queijos curados.
E como a última dica, o Nieto Senetiner Malbec Rosé Nouveau é um vinho de cor rosada de média intensidade, com aroma de frutas vermelhas frescas, notas de mel, tília e flores brancas. É ideal para pratos leves, saladas e carnes brancas.
O melhor: A Sabores do Sul, em parceria com a Porto a Porto, está sorteando vinhos Malbec. Basta clicar aqui para saber como participar.