A frase “Você é o que você come” nunca esteve tão em voga no Brasil. De fato, o conceito tem repercutido positivamente para levar mudanças graduais para a reeducação alimentar do brasileiro, que já vem reduzindo o consumo de carnes vermelhas e inserindo mais frutas no cardápio, segundo pesquisa recente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ações de incentivo como a campanha nacional Brasil Saudável e Sustentável, que busca ampliar o acesso à alimentação saudável e combater o sobrepeso e a obesidade, tornam-se essenciais para amadurecer ainda mais a consciência alimentar do consumidor, que tem estado bastante atento à qualidade e procedência dos alimentos que coloca no prato, priorizando itens comprovadamente saudáveis como o salmão.

Reconhecido por suas altas propriedades nutritivas, o pescado é um verdadeiro aliado no combate à obesidade, porque estimula a secreção da Leptina, hormônio que ajuda a regular a ingestão dos alimentos, mantendo o pleno funcionamento do metabolismo e controlando o ganho de peso. Além disso, o salmão oferece uma generosa quantidade de Ômega-3, ácido-graxo conhecido como ‘gordura do bem’ que auxilia, principalmente, na prevenção do colesterol alto e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, quando consumido de forma regular.

Versátil e fácil de preparar, o peixe também é ótima opção para entrar no cardápio em uma infinidade de receitas supernutritivas, sem abrir mão do sabor:

Fresco: pode ser utilizado para preparar sushis e sashimis, pratos típicos da culinária japonesa, ou até virar um ceviche, prato peruano à base de peixe cru marinado no limão ou em outras frutas cítricas. Light e saboroso.

Defumado: fica perfeito em saladas com rúcula, alface, pepinos e tomatinhos ao molho de iogurte e ervas, uma opção leve e bem fresquinha!

Grelhado: temperado com sal grosso e azeite ou acompanhado por legumes salteados, o salmão será prato cheio para saciar a fome e alegrar o paladar.

“A melhor forma de facilitar a mudança de hábitos é manter no cardápio ingredientes completos, que satisfazem plenamente. O salmão é um desses alimentos, repleto de nutrientes, rico em sabor e de textura única, um verdadeiro presente para a saúde e o paladar”, comenta Melanie Whatmore, da associação Salmón de Chile, que incentiva o consumo do salmão chileno no Brasil.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here