No ano passado, evento reuniu dezenas de pessoas na Rua Coberta em Gramado

Tradicional ponto de encontro em Gramado, a Rua Coberta recebe até o dia 12 o VII Festival De Cultura e Gastronomia. Palestras, workshops, oficinas, apresentações musicais e artísticas, concurso de melhor chef, corrida de garçons e exposição do que há de melhor no setor de vinhos e espumantes fazem parte da programação do evento. Este ano duas novidades foram apresentadas ao público: Gastronômade e o Espaço Goumert.

A Revista Sabores do Sul foi conferir o Gastronômade, no sábado, dia 3/10, na Rua Coberta. Com um menu que teve alusão ao tema do Festival –  a arte de cozinhar valorizando a comida do lugar – a chef Arika Messa preparou pratos com insumos que lembravam as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, para mais de 100 pessoas.

Pratos tiveram as cores da bandeira do Rio Grande do Sul Foto: Igor Amaral
Pratos tiveram as cores da bandeira do Rio Grande do Sul Foto: Igor Amaral

Na entrada: Verdes da Horta. Como Aspargos, ervilhas, abobrinhas e brotos. A harmonização, com vinhos da Salton, foi o espumante Salton Reserva Ouro. Depois, os dois pratos principais foram: Amarelos do Campo.

Carne de cordeiro foi um dos protagonistas nos pratos Amarelos do Sul Foto: Igor Amaral
Carne de cordeiro foi um dos protagonistas nos pratos Amarelos do Sul Foto: Igor Amaral

O primeiro foi servido com: Cordeiro, mandioquinha, moranga e batata doce. Tudo harmonizado com Salton Intenso Merlot e Tannat. Depois, a chef Arika trouxe Porco cítrico, milho, cenoura e farofa. Combinando com Salton Paradoxo Pinot Noir.

Para fechar, a sobremesa fez referência aos vermelhos da horta, com: Red Valvet, Framboesas silvestre, morangos, mirtilo e amora. Fechando a harmonização com o Salton Moscatel.

Sobremesa reverenciou os tons vermelhos do pomar Foto: Igor Amaral
Sobremesa reverenciou os tons vermelhos do pomar Foto: Igor Amaral

E a outra inovação do evento foi a Praça de Alimentação, montada na Praça Major Nicoletti. “Os restauranteiros participantes estão satisfeitos com o bom resultado. O Espaço Gourmet apresenta excelente movimentação, onde os menus são comercializados a valores promocionais, oferecendo uma nova experiência gastronômica”, destaca o presidente da Abrasel Hortênsias, Idacir Cardoso.

A decoração unida à simplicidade das mesas trouxe um ar nobre para a Praça de Alimentação, oferecendo momentos de lazer e entretenimento acrescido do prazer da boa mesa.

Cozinha experimental movimenta professores e alunos Foto: Igor Amaral
Cozinha experimental movimenta professores e alunos Foto: Igor Amaral

Tour Gastronômico fortificado
Repetindo o sucesso de anos anteriores, esta 7° edição do evento movimentou a rede gastronômica da cidade promovendo o Tour Gastronômico, onde cada restaurante participante teve que criar um menu específico e com valor diferenciado para o evento. O restauranteiro teve a opção de criar somente um prato principal ao valor de R$ 35,00 ou ainda criar uma entrada + prato principal + sobremesa ao valor de R$ 55,00.

Confira os restaurantes participantes e seus menus:

Alemanha Encantada
Filé Alemanha Encantada – Escalopes de filé com delicioso molho de mostarda e nata. Guarnecido com repolho roxo e batatas salteadas na manteiga e salpicadas com salsa e queijo parmesão.

Bistrot Brillat
Cassoulet de coelho com penne colorido – Releitura de prato tradicional francês cozido com coelho e legumes.

Café Origem
Café Minerinho – bolos do dia, café coado com leite, pão de queijo, suco de laranja, petit four e frutas frescas.

Cantina Di Capo
Salmão a Primavera – Salmão grelhado acompanhado de risoto de banana.

Cantina Pastasciutta
Ossobucco em panela de ferro com polenta mole da Vó Geneci – Cozido por duas horas em panela de ferro com legumes de Gramado.

Cantina Tagliarine
Talharim ao Italiano – Talharim ao sugo, com quatro queijos, cogumelos e escalopes de filé grelhados.

Casa Alves
Cordeiro À la Grecque – Cordeiro cozido com mix de especiarias gregas, acompanhado de batatas confitadas em azeite grego, tomate e azeitonas.

Caracol Gourmet
Filézinho de lombo gourmet – Filé suíno com molho de gorgonzola acompanhado de cebolas roxas carameladas e polenta cremosa.

Carpe Vit
Macarrão do Chef – Macarrão ao sugo, filé mignon, abobrinha, pimentões e cebola.

Colosseo
Entrada: Petit raclete / Prato: roulete de truta (ao creme de brócolis guarnecido com arroz com camarão) / Sobremesa: Tiramissú.

Divino
Frango crocante com molho de manga (com pimenta rosa e batatas com alecrim).

Doze Gastronomia e Vinho
Salmão do Outono – Salmão chapeado ao molho fresco de kiwi e caponata de camarão com guarnição.

El Fuego
Entrecot Cebollino – Entrecot com molho de cebolinhas estufadas acompanhado de batatas rústicas fritas.

Il Piacere
Filé coberto com queijo – Filé grelhado coberto com queijo e tiras de pimenta vermelha. Com acompanhamentos: polenta, feijão e arroz.

Las Lenãs
Medalhões do Chef – Medalhões de filé mignon, acompanha massa talharim aos 4 queijos, vinho e chimichurri.

La Place
Salmão a moda do Chef – Salmão ao molho de alcaparras, purê de bata e buquê de folhas verdes.

Le Chalet de La Fondue
Roulette de Trutas (ao molho rouge com risoto de ervas e aspargos na manteiga).

Lhama Lhama
Entrada: Pinhão empanadinho com recheio de provolone / Prato: Picadinho Lhama Lhama de ponta ao molho de pinhões da serra e gratin de batata / Sobremesa: Panna Cotta com calda de manga.

Madre Café e Restaurante
Salmão grelhado (acompanha arroz branco e legumes salteados).

Maison du Rone
Entrecot a Pampulha – Filé suíno grelhado, arroz, feijão mexido e couve com bacon refogada.

Mamma Pasta
Italian Macaroni and Cheese – Clássica receita americana com toque especial da Mamma.

Malbec
Bife Ancho com papas rústicas – Bife ancho grelhado com papas rústicas e aspargos laminados ao molho Malbec.

Nonno Mio
Entrada: mix de folhas com cogumelos / Prato: tagliatelle fresco com almôndegas e molho sugo / Sobremesa: Tiramissú de caneca.

O Irlandes Steak House & Pub
Filé de entrecot grelhado – Filé de entrecot grelhado, acompanhado de legumes ao vapor e jacket potato (batata assada recheada com bacon e sour cream.

Petit Brasil
Entrada: Salada Caprese, tomate, queijo minas e manjericão / Prato: Entrecot Petit Brasil (medalhão de entrecot com azeite de ervas e risoto de alho poro) / Sobremesa: Abacaxi flambado com sorvete.

Sabor de Famille
Tortellone brie ao molho de quatro queijos (acompanhado de bife de alcatra).

San Tao Restobar
1 salada sunomono / 5un de hot Philadelphia / 1 combo shake / 1 mini doce

Swiss Cottage
Filé de truta crocante ao velouteè de cogumelos silvestres – Filé de truta empanado na farinha panko frito em óleo de canola, acompanha risoto a base de suco de ervas de provence e cogumelos frescos em velouteè de peixe branco.

Ristorante Tarantino
Entrada: Bruschetta / Prato principal: Risotto alla Piemontese (risoto de gorgonzola com pêra) / Sobremesa: Frutas naturais cobertas por uma calda quente de chocolate.

Trattoria del Corso
Talharim ao Funghi com Filé – Talharim ao Funghi, champignon natural refogado, acompanha medalhão de filé mignon com mussarela de búfala e tomate cereja.

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here