Por Igor Amaral –

A Brasil Kirin relançou uma de suas principais marcas, a Devassa. A Revista Sabores do Sul foi convidada a conhecer, em primeira mão, as novidades da Devassa, em uma evento na Capital paulista. A nova linha de cervejas da marca aposta na versão Premium, feita com puro malte e sem adição de outros cereais como milho e arroz. Assim, a empresa decide abandonar a fórmula mais popular da bebida, chamada de “Bem Loura”, que até agora estava disponível aos consumidores. A mudança resultou no reposicionamento de Devassa, o qual vai responder por parte importante do orçamento de marketing de R$ 400 milhões da companhia para o ano.

Para direcionar a mudança, durante os dois últimos anos a marca passou por uma série de estudos e pesquisas, conduzidos pela consultoria de Martin Lindstrom, top 20 das pessoas mais influentes do mundo (Fonte: Revista Time), que possibilitaram resgatar seus principais atributos e características. O resultado será visto a partir do mês de junho em todo o Brasil: uma nova cerveja, com embalagem premium, excelente custo X benefício e um conceito que propicia um cenário genuinamente tropical. Tudo isso com a assinatura “Sente o Clima”, que revela este estilo de vida no qual Devassa está inserido.

“Queremos que nossos consumidores vivam o que a luz do dia e a vida outdoor têm para oferecer, consumindo uma cerveja que combina perfeitamente com este estilo de vida. A ideia de sentir o clima foi pensada propositalmente de forma ambígua, pois queremos que o consumidor sinta com os amigos o clima de descontração enquanto curte e sente o nosso líquido tropical”, ressalta Minás Vourodimos, Vice-Presidente de Marketing da Brasil Kirin.

Além de novo sabor, a linha Devassa recebeu novos rótulos
Além de novo sabor, a linha Devassa recebeu novos rótulos

Para Vourodimos, o mercado de cervejas se tornou mais complexo nos últimos anos, com a proliferação de novas marcas nacionais, internacionais e cervejarias especiais. Esse é um dos fatores que contribuiu para a decisão da companhia de retomar as origens da marca Devassa, que surgiu como um produto artesanal no Rio de Janeiro antes de ser adquirido pelo grupo.

A empresa ainda não definiu estratégias específicas para o reposicionamento da Devassa no Rio Grande do Sul. O estado tem se mostrando um grande consumidor de outras das cervejas da Brasil Kirin: a Schin e a Eisenbahn. Os gaúchos estão entre os bebedores da Schin, já a Eisenbahn teve um aumento significativo do volume de vendas no estado. A entrada da Devassa no mercado gaúcho vai suprir a fatia de mercado Premium. Segundo Vourodimos, a expectativa é que a Devassa siga o mesmo caminho de crescimento dos outros dois rótulos no Rio Grande do Sul.

Novidades
A primeira e principal novidade da marca é o líquido, que passou por uma significante mudança. A partir de agora, Devassa será uma tropical lager puro malte, trazendo as principais características de uma cerveja desse estilo, porém adaptada para o clima tropical brasileiro: refrescante, saborosa, equilibrada, com excelente “drinkability” e feita com os melhores ingredientes. Já a embalagem do produto trará elementos de uma cerveja premium, como o formato sleek que é inovador na categoria, a presença de verniz táctil, staniol e rótulo da garrafa diferenciado. Uma qualidade que se vê e se sente.

Em relação ao posicionamento, Devassa vai resgatar sua origem e será a opção ideal para o clima tropical brasileiro. A irreverência e descontração serão características presentes no dia-a-dia da marca, que irá propor um estilo de vida tropical – um jeito leve de viver, mais outdoor, cheio de misturas – em todas suas comunicações. Esse é um convite ao consumidor para experienciar a marca.

Tiago Abravanel, Cello (fundador de Devassa), Minas Vourodemies vice-presidente de MKT da Brasil Kirin e Jussara Calife Gerente de marketing da marca. Crédito Cleomir Tavares/Divulgação
Tiago Abravanel, Cello, fundador de Devassa, Minas Vourodemies vice-presidente de MKT da Brasil Kirin e Jussara Calife Gerente de marketing da marca. Crédito Cleomir Tavares/Divulgação

Devassa Sunset
A marca também conta com o lançamento da Devassa Sunset, cerveja produzida com lúpulo especial, que a deixa muito mais refrescante. Com garrafa transparente, que ressalta seu líquido dourado, a cerveja foi desenvolvida especialmente para festas, levando o clima do pôr do sol para o dia inteiro.

Portfólio
Com as mudanças, as cervejas Bem Loura e Devassa By Playboy deixam de existir. Com isso, o portfólio chega ao mercado com o novo líquido de Devassa Loura e as já consagradas Devassa Ruiva e Devassa Negra. A versão Loura estará disponível em embalagens de 1 litro, 600ml e 300ml retornáveis, longneck 355ml, lata sleek (mais fina e comprida) de 350ml (nova), a lata 269ml e 473ml – todas puro malte. A Ruiva e a Negra seguem na atual embalagem longneck de 355ml.  O chopp que segue para todo o Brasil é o Devassa Lager e nas Cervejarias Devassa, as franquias da marca, o consumidor encontra a experiência completa: o chopp Loura Puro Malte, Negra, Ruiva, Sarará e Índia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here