O chef gaúcho Ricardo Dornelles, que comanda A Firma Bar, em Porto Alegre é o vencedor da etapa nacional da Copa do Mundo da Gastronomia, o Bocuse d’Or Brasil 2019. O cozinheiro venceu a seletiva com louvor diante dos seus adversários, jurados e público.

A prova aconteceu no domingo, 27 de outubro, no Memorial da América Latina, durante o Mesa SP. Quatro cozinheiros disputaram uma vaga para representar o País nas próximas fases do concurso: os paulistas David Kasparian e Mauro Sierro, o cearense Lukas da Silva Marte, além do gaúcho Ricardo Dornelles.

ricardo dornelles prato Bocuse d’Or
Bijupirá com crosta de pinhão. (Foto: George Gargiulo)

Eles prepararam duas receitas em três horas e trinta minutos. Um prato tinha obrigatoriamente o peixe bijupirá, levantando a bandeira da sustentabilidade do Bocuse d’Or ao incentivar o consumo consciente e apresentar alternativas que contribuam para reduzir a crise no setor pesqueiro. A outra receita era vegetariana. Os cozinheiros tinham que usar, pelo menos, um ingrediente típico da região em que vivem em cada criação.

ricardo dornelles Bocuse d’Or
Fagotini de moranga com erva-mate. (Foto: George Gargiulo

Fagotini de moranga com erva-mate e Bijupirá com crosta de pinhão foram as apostas certeiras de Dornelles para vencer. Essa é a terceira vez que Ricardo participa da disputa.

Etapa Latino-Americana

Ricardo Dornelles segue para a etapa latino-americana, que seleciona apenas cinco cozinheiros para disputar o mundial, em Lyon, na França. São 24 países envolvidos – de 193 no mundo. A rotina do chef continuará sendo de muito treino. O Brasil segue na torcida e, independente dos próximos resultados, Dornelles e o nosso País já são campeões por levarem a gastronomia local mundo afora.

Já conhece nosso Instagram? Então Clique Aqui!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here