A Páscoa é um dos períodos mais prazerosos, principalmente no que se refere às comidas, afinal, pouca gente resiste aos pratos típicos como o bacalhau, a colomba pascal e também os tradicionais ovos de chocolate. Então, que tal harmonizar isso tudo com uma ótima bebida para tornar a experiência gastronômica ainda mais prazerosa? E isso pode ser muito simples, basta identificar os elementos de cada prato, relacionar com o que eles combinam e assim descobrir um terceiro sabor.

Não é difícil perceber que o consumidor está agregando novos hábitos alimentares, prezando por comer bem e buscando novidades. Neste sentido, uma prática cada vez mais comum, é a substituição de bebidas tradicionais como o vinho por cervejas especiais que harmonizam com os pratos que serão consumidos. Pensando nisso, listamos algumas dicas de harmonização dos pratos típicos do período com cervejas.

Um dos mais conhecidos pratos da Páscoa, o bacalhau à portuguesa, tem sabores acentuados que precisam de uma cerveja leve, mas com personalidade, para poder ser harmonizado. A Baden Baden Weiss é uma ótima opção. Esta típica cerveja de trigo tem coloração amarelada e levemente turva, apresenta um corpo leve-médio e refrescante, com uma boa complexidade de aromas frutados lembrando banana e cravo. A aparência se dá pela levedura que ainda está presente na bebida e ajuda a ressaltar as características aromáticas do líquido. No início do mês, este rótulo foi premiado no estilo South German-StyleHefeweizen, pelo Concurso Brasileiro das Cervejas, realizado em Blumenau.

Já a colomba pascal – uma espécie de bolo que lembra o panetone – possui aroma de baunilha e variantes, geralmente recheado com frutas secas ou chocolate, vai muito bem com cervejas que trazem aromas e sabores de maltes e frutas. Uma boa sugestão de harmonização é a Baden Baden Golden, que apresenta um sabor suave e adocicado, com aromas de canela e frutas vermelhas. Dourada e leve, esta cerveja combina com diversas sobremesas a base de frutas.

Neste período da quaresma, comer mais frutos do mar também é tradição devido ao costume de evitar carne vermelha. Camarão, marisco e peixe harmonizam com cervejas leves e sabores suavemente frutados como a Eisenbahn Weizenbier, feita com trigo de estilo alemão, com aromas de cravo e banana. A Baden Baden Witbier também é uma opção de trigo, mas com uma receita belga que leva laranja e sementes de coentro em sua composição.

Por fim, o chocolate, talvez o item mais consumido neste período. Ele harmoniza com diversas cervejas, principalmente escuras com maltes tostados e aromas lembrando café tostado ou chocolate amargo. Para isso, é preciso entender que o sabor doce do chocolate não pode ser anulado pela bebida e sim complementado. Para acompanhar essa iguaria o que não faltam são opções, entre elas, a Devassa Negra, do tipo Ale, de cor escura e um pouco mais amarga; a Baden Baden Chocolate ou a Stout, que harmonizam muito bem com as sobremesas.

Com o consumidor em busca de um cardápio cada vez mais sofisticado, mas sem perder as raízes, o mercado de cervejas especiais está crescendo cada vez mais e proporcionando experiências únicas até para os paladares mais exigentes. Vale à pena fazer o teste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here