O bolo de rolo é um doce consagrado do Recife nasceu de uma interpretação do bolo colchão de noiva, receita portuguesa parecida com o rocambole, que tem recheio de amêndoas e massa de pão de ló. No Nordeste, o conteúdo da massa foi substituído por outro doce muito típico da região, a goiabada.

Servido como sobremesa ou no lanche, é também utilizado como agradecimento ou presente, ganhou fama e se tornou símbolo da capital de Pernambuco. O bolo de rolo é, inclusive, um dos grandes atrativos da região.

A receita do doce tão querido no Nordeste e no Brasil pode ser conferida abaixo:

Ingredientes
500 g de farinha de trigo
500 g de açúcar refinado
500 g de manteiga
8 ovos inteiros
4 gemas
700 g de creme de goiaba
100 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
– Em uma batedeira, bata primeiramente a manteiga com o açúcar até que a mistura fique homogênea. Em seguida, acrescente aos poucos os ovos inteiros e depois as 4 gemas, sem parar de bater por 10 minutos.

– Adicione, também aos poucos e sem parar de bater, a farinha de trigo até que esteja bem incorporada à massa.

– Esta quantidade de ingredientes renderá para duas assadeiras retangulares. Unte-as com manteiga e forre com papel-manteiga. Espalhe a massa para formar uma camada fina e uniforme. Leve apenas uma massa para assar em forno alto de 4 a 5 minutos;

– Retire a assadeira do forno e enquanto estiver recheando a primeira massa, coloque a segunda para assar;

– Retire a massa da forma juntamente com o papel-manteiga e espalhe o creme de goiaba para que fique fino e uniforme.

– Enrole a massa no sentido do comprimento da forma, soltando cuidadosamente a massa do papel. Nesse tempo, a outra massa já estará pronta. Repita o mesmo processo para recheá-la.

– Em seguida, coloque a massa já recheada e enrolada sobre a segunda massa e continue enrolando para que o bolo fique mais espesso. Para finalizar, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Por BeingMore



2 COMENTÁRIOS

  1. Oi. Essa receita esta um pouco equivocada.
    Com toda essa quantidade de massa renderia no minimo 5 assaderas retangulares grandes, pois a massa tem que se extremamente fininha e deve ser colocada com uma colher e depois passar uma espatula para deixa la bem retinha e lizinha. Tem que ficar no maxino 0,5 cm na forma. Em cada massa se deve usar papel manteiga para ficar mehor na hora de retirar. Se deve passar a goiabada com a massa ainda quente e enrolar em seguida, depois va enmendando uma massa na outra. Se você fizer como esta na receita acima vai ficar um rocambole normal. Não deixe assar muito pois a massa vira biscoito. Espero ter ajudado :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here