(Foto: Jornal NH)

Entre as opções gastronômicas presentes na Hamburgerberg Fest, que incluem bolinho de batata, pancho uruguaio, comidinhas de boteco, crepe francês e hambúrguer, entre outras

A gastronomia sempre foi um atrativo à parte na Hamburgerberg Fest e estará ainda mais envolvente na 21ª edição da festa, que ocorre neste final de semana, nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. A principal novidade é o Biergarten, o “jardim da cerveja”, que ficará ao lado da Casa da Lira (Av. General Daltro Filho, 876), com um cardápio especial de cervejas e pratos inspirados na culinária alemã. “É um espaço novo que se soma às tradicionais bancas do evento, onde os visitantes encontrarão pratos variados e cervejas artesanais de diversos estilos”, diz Luana Khodja, produtora executiva da Hamburgerberg Fest.

No Biergarten, serão duas famílias e, no mínimo, cinco estilos de cervejas, todas da marca Clandestina. O estilo Weiss estará obrigatoriamente entre eles, garantindo a presença das famosas cervejas de trigo do Sul da Alemanha na Hamburgerberg Fest. Para as crianças e para aqueles que optarem por uma bebida típica, mas não alcoólica, a sugestão é a Katze Spritzbier, refrigerante artesanal feito de gengibre e limão, sem conservantes e de fermentação natural. Com mais conforto para os visitantes, o espaço terá lugar para quem deseja fazer uma parada estratégica na festa, o que inclui um ambiente para sentar e cardápio com pratos da culinária alemã elaborados pelo Chef Bruno Sarmento.

(Foto: Divulgação Hamburgerberg Fest)

No menu, duas opções: sanduíche de copa de lombo assada por 24h em molho würze, pão alemão, salada coleslaw (a base de repolho) e mini batatas na brasa, ou salsichas Frankfurt na brasa com molho de mostarda ao conhaque e salada coleslaw. Destaque para o Bavária Pretzel, iguaria importada diretamente de Munique, na Alemanha, pelo chef Bruno Sarmento, e mais um toque especialmente germânico na gastronomia do evento. Também no local serão oferecidos pela Tenda Führ os tradicionais bolinhos de batata ralada e o bolinho de purê de batata recheado com carne moída.

Bancas na Daltro Filho

Além do Biergarten, a Rua Gal. Daltro Filho seguirá concentrando a gastronomia e demais cervejarias do evento. Serão seis marcas de cerveja: Fronz Bier, Distribuidora Bitter, Baita Bier, Elementum, Rübe Beer e Fat Bull, mais a banca da Sucos Green. Água, refri serão encontrados na Katz Miau (churrasquinho e k-churrasco), Atelier Cuccina (cones e pockets havaianos) e Mari Fest (churros, batatas fritas e também o refrigerante artesanal spritzbier).

(Foto: Divulgação Hamburgerberg Fest)

Os demais expositores são Santto Pancho e Sorveteria Rei (pancho uruguaio e sorvete), Tobias Hamburger (hambúrgueres gourmet), Pipoca Gourmet, La Chapa (entrevero no pão), Açaí, Black & White (cake, torta brownie, brownie no pote, torta de limão, pastel de ninho com nutella), La Cheffita (cafés especiais), Trupe dos Cheffs (com comidinhas de boteco, como pasteizinhos e aipim frito), La Fourmi Creperrie (crepe francês). Na Gal. Daltro Filho também serão encontradas outras opções da gastronomia alemã, com o schnitzel com purê de batata do Chef Lucas Schilling e a banca Caseiros que traz o tradicional apfelstrudell, além de bolinhos de batata e também pasteizinhos.

Almoço na Comunidade Evangélica

As opções gastronômicas incluem, ainda, o almoço de domingo no salão da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho (rua Júlio Kunz), com saladas, o tradicional chucrute, grelhados (gado, frango e salsichão) e acompanhamentos (batata, arroz e massa). O cartão será vendido a R$ 25,00.

Produtos Coloniais

Além das opções para consumo no local, o evento conta com uma área de produtos coloniais para estender os sabores da festa durante mais tempo que apenas o final de semana de atrações. Embalados, temperos, mel, geleias, cucas, pães, biscoitos, entre outros quitutes, serão oferecidos pelos expositores.

A Hamburgerberg Fest

O evento reúne cultura, gastronomia, arte e festa em uma grande celebração comunitária. Valoriza a riqueza do patrimônio histórico e cultural hoje tombado nacionalmente, resgata antigas tradições alemãs trazida pelos imigrantes e, ao mesmo tempo, abre espaço para manifestações culturais desenvolvidas nos dias de hoje. No roteiro, muitas atrações artísticas, museus abertos, exposições de artesanato, brechós, antiguidades, colecionáveis, música, cinema de rua, circuitos especiais, concurso fotográfico. São dois dias de intensa atividade cultural e integração.

A Hamburgerberg Fest é uma realização do Ministério da Cultura, Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel e Imago Produtora, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio Master da Unique, Tipler e Borex, patrocínio Ouro da Openfield, Doctor Clin e Colorgraf, patrocínio Prata da Sinoscar, Sicredi e Sisprev e apoio da Airfix. O evento conta com apoio institucional da Prefeitura de Novo Hamburgo, Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho, Pro-Target e Comusa, e apoio cultural do Movimento Viva a Música. A Gestão Cultural e Produção Executiva é da Imago Produtora. Mais informações sobre a 21ª edição podem ser obtidas no www.facebook.com/HamburgerbergFest/.

Serviço
O quê: 21ª Hamburgerberg Fest
Onde: Centro Histórico de Hamburgo Velho (rua General Daltro Filho e Dr. Maurício Cardoso)
Quando: 20 e 21 de outubro, no sábado, das 11h às 23h30, e no domingo, das 11h às 22h
Obs: Em caso de chuva o evento será automaticamente transferido para os dias 10 e 11 de novembro.

Realização: Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel e Imago Produtora
Patrocínio Master: Unique, Tipler e Borex
Patrocínio Ouro: Openfield, Doctor Clin e Colorgraf
Patrocínio Prata: Sinoscar, Sicredi e Sisprev
Apoio: Airfix
Apoio Institucional: Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo, Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo velho, Pro Target e Comusa
Apoio Cultural: Movimento “Viva a Música”
Gestão Cultural e Produção Executiva: Imago Produtora



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here