Entre tantas peculiaridades da cultura gastronômica brasileira, uma chama a atenção: o Brasil é o único país do mundo que consome o avocado, variedade do abacate também conhecida como Hass, em pratos doces. Mas essa prática vem mudando graças à popularização de pratos salgados que levam o ingrediente. Exemplo bastante emblemático é o guacamole, prato mexicano que conquista cada dia mais espaço no cardápio de restaurantes e no paladar dos gaúchos.

Muito versátil em função da neutralidade de seu sabor, o avocado é um ingrediente coringa, facilmente adaptável tanto a receitas doces quanto a pratos salgados. Outra característica importante do avocado é que ele tem cinco vezes menos água que o abacate comum, concentrando os nutrientes em um fruto menor, mais simples de ser consumido integralmente. A fruta ainda contém em média 20% de gordura, em sua maior parte monoinsaturada – que provoca o aumento do HDL, o “bom colesterol”. Essa composição, juntamente com a menor quantidade de água, é responsável por sua textura mais consistente e aveludada, ideal também para receitas que vão ao forno ou que merecem finalizações sofisticadas.

Mas o guacamole mexicano está muito longe de ser o único prato salgado que tem como protagonista o avocado. Estas duas receitas sugeridas pela Jaguacy Brasil, maior produtora de avocados do país, são provas da versatilidade do fruto. O bolo de avocado com cobertura de limão é um prato doce perfeito para acompanhar o chá nos dias frios de outono e inverno, enquanto que o risoto de avocado é uma alternativa inusitada para sofisticar um prato que é campeão de popularidade.

+ Receita de Risoto de Avocado com Gorgonzola.

+ Receita de Bolo de Avocado com Cobertura de Limão.

Por Prática Comunicação –



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here