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Você sabia que as frutas vermelhas (ou ‘berries’) possuem diversos benefícios para a saúde – principalmente para as mulheres -, como por exemplo, um grande poder antioxidante?

Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Brigham and Women, de Boston (EUA), uma alta ingestão de frutas ricas em flavonoides, como as frutas vermelhas (morango, blueberry, framboesa e amora), ao longo do tempo, pode atrasar o declínio da memória em mulheres mais velhas em 2,5 anos.

“As berries contêm compostos fitoquímicos com elevada ação antioxidante, anti-inflamatória e efeitos direto sobre o cérebro. Dessa forma, podem ajudar a prevenir a neurodegeneração relacionada à idade e suas consequentes alterações na função cognitiva e motora, como a perda de memória”, explica a nutricionista da rede Thamyris Ferreira Lima.

Quer saber o incrível poder de cada uma delas? Veja, abaixo, e inclua na sua dieta!

Mirtilo ou Blueberry: É uma deliciosa fruta de cor azulada, graças às antocianinas que conferem esta coloração. Está entre as frutas com maior potencial antioxidante, contém baixo índice glicêmico e fortalece a imunidade.

Amora: É uma pequena fruta, mas com poderes incríveis! Protege o organismo contra o envelhecimento precoce, pois é rica em fitonutrientes e antioxidantes. Favorecem o combate às doenças cardiovasculares, auxilia na saúde dos olhos, e possui o ácido elágico (um fitoquímico) que inibe a formação de tumores e células cancerígenas.

Framboesa: Além de ter um sabor delicioso, proporciona diversos benefícios para a saúde, pois é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, auxiliando na defesa do organismo. Possui alto teor de fibras, o que facilita o trânsito intestinal, e é um potente antioxidante e anti-inflamatório, e também possui propriedades cardio-protetoras.

Morango: fruta que está na safra de inverno! Também possui as antocianinas, que combatem os temidos radicais livres. A vitamina de grande destaque no morango é a vitamina C, nutriente que ajuda na cicatrização, retarda o envelhecimento e auxilia na absorção do ferro. O morango também possui as vitaminas A, k, E e do complexo B, além de minerais como o potássio, magnésio, fósforo e cálcio que são fundamentais na manutenção do organismo.

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