Abóbora? Moranga? Abóbora brasileira? Libanesa? Qual é a de fazer doce? E com camarão? Que atire a primeira pedra quem nunca se confundiu entre tantas variedades deste vegetal na hora de preparar uma receita. Mesmo muito popular em nossas mesas, as abóboras e morangas ainda despertam dúvidas sobre seu uso e os benefícios do seu consumo. Para terminar de vez com as confusões, reunimos dicas e curiosidades deste versátil vegetal – que na ficção já serviu até como carruagem.

tipos_de_abobora
Conheça os diferentes tipos.

De alto valor nutritivo, a abóbora é rica em betacaroteno, vitamina A tem alto teor de óleo vegetal insaturado, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.Possui niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, que tem a função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Também é rica em sais minerais como cálcio e fósforo, que participam da formação de ossos e dentes, na construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. Apresenta pouca gordura e muitas fibras.

Confira a receita de Camarão na Moranga

A abóbora, cultivada em todo o mundo, fornece polpa e sementes comestíveis. É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, ajuda na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos e nas inflamações dos rins. Crua ou cozida serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. São usadas no preparo de receitas doces e salgadas doces, sopas, refogados, suflês, nhoques, pão, bolos, purês, sorvetes; compõe, bem, cozidos, feijoadas e assados. Crua e ralada é usada em saladas leves e saborosas.aboboras (1)

Como Comprar: As abóboras em geral devem ter casca opaca, sem brilho, pois o brilho indica que ela foi colhida antes do tempo, não vão amadurecer e tem qualidade inferior. E claro não compre abóboras com furos, rachaduras, mofo ou sinais de podridão.

Aprenda a fazer Compota de Abobora

Cuidados: Se optar por comprar abóboras já descascadas e picadas, veja se elas estão mantidas em refrigeração, pois elas em temperatura ambiente estraga rapidamente.

Congelar: Corte ou fatie e faça um pré-cozimento por 3 minutos em água fervente ou 4 minutos no micro-ondas, embale e congele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here