O ritual é o mesmo em todos os lugares do mundo. Você chega ao restaurante, abre o cardápio ou vai até o balcão escolher o seu prato. Ao recebê-lo na mesa, tira o seu smartphone do bolso e começa a fazer os seus cliques. O destino das imagens já é certo, ou é o Instagram, ou o Facebook. As legendas são recheadas de hashtags – espécie de palavras chave ou termos associados a uma informação. Falando nelas, contando apenas as hashtags #food (comida), #sushi e #dinner (jantar) a soma é de quase 250 milhões de fotos. Você ainda tem alguma dúvida de que a postagem de pratos virou uma grande febre?

Reconhecimento do trabalho
Isso já está tão inserido na cultura dos restaurantes, que a equipe de alguns estabelecimentos e os clientes já estão acostumados. O chef Raffa Leal, proprietário do Raffama Bistrô (Rua João Neves da Fontoura, 529 – São Leopoldo/RS) diz encarar as fotos como algo positivo e parte de reconhecimento do seu trabalho. “Devido a facilidade que temos para postar coisas na web, percebi que muitos clientes estavam tirando foto dos pratos do bistrô, e um dia olhando essa cena em uma das nossas mesas, pedi permissão para o cliente para poder fotografá-lo registrando o seu próprio prato. Agora parece que está virando uma febre no Raffama, é divertido”, conta o chef.

Foto de @gabigelain usando #raffamabistro
Foto de @gabigelain usando #raffamabistro

Tirar foto do seu prato em muitos lugares não rende apenas curtidas e comentários, mas também valem promoções e descontos. Aos poucos os estabelecimentos vão se entregando e se ajustando a essa moda. Bater fotos nos locais e dos pratos é cada vez mais popular e tem se multiplicado a cada dia. O restaurante Quintal Orgânico (Av. Nilo Peçanha, 633 – Porto Alegre/RS), por exemplo, tem a promoção da melhor foto do mês: ao chegar ao local faça uma foto usando a hashtag #quintalorganico. A foto escolhida ganha um almoço de segunda a sextas-feiras.

Fotos postadas por clientes no Instagram usando #quintalorgânico
Fotos postadas por clientes no Instagram usando #quintalorgânico

Pague com uma foto
Recentemente os publicitários João Ramos e Guilherme Funchal se uniram para uma ação que incentiva os estabelecimentos gastronômicos a aceitarem que seus clientes paguem parte de suas contas publicando fotos Instagram ou no Facebook.

Um dia foram almoçar em um bistrô e na hora de pagar a conta perguntaram em clima de brincadeira se o restaurante aceitava fotos do prato no Instagram como forma de dar um desconto. “O garçom riu, a gente riu junto da brincadeira, porém nos demos conta que aí estava uma grande ideia. Resolvemos então lançá-la em forma de movimento. Criamos a fanpage Pague com uma Foto no Facebook e um perfil no Instagram, e em poucos dias já tínhamos vários restaurantes, bares e até mercados interessados em aderir”, conta João Ramos.

Siga o @paguecomumafoto no Instagram e saiba quais os estabelecimentos que aceitam fotos como forma de pagamento.
Siga o @paguecomumafoto no Instagram e saiba quais os estabelecimentos que aceitam fotos como forma de pagamento.

Para aderir à ação basta a empresa entrar em contato com o Pague com uma Foto comunicando à promoção que pretende fazer e seu tempo de validade. Os publicitários auxiliam em toda a parte de criação gráfica necessária, como displays de mesa e cartazes nos pontos de vendas, além disso, ajudam na divulgação da promoção.

Segundo eles, os consumidores estão adorando a ideia. “A participação tem sido em massa, todos começaram a se dar conta que suas postagens influenciam outras pessoas e possuem de certa forma, algum valor tangível”. Para Guilherme Funchal, a ação de tirar foto ajuda na divulgação do restaurante ou da marca. “Na verdade quando comemos algo legal, bem elaborado, ou diferente, fotografamos. A gente acaba fazendo isso para registrar o que estamos fazendo e isso acaba se tornando um hábito e uma maneira de registrar experiências legais”.

Marja Desordi responsável pelo setor de comunicação do Peppo Cucina (Rua Dona Laura, 161 – Porto Alegre/RS), um dos lugares que aderiram ao movimento, comenta que a ação incentivou os clientes a postarem mais fotos e houve um crescimento de novos clientes e mais seguidores no instagram.

Siga o @peppocucina no Instagram e use a tag #peppocucina
Siga o @peppocucina no Instagram e use a tag #peppocucina

 

Já Davi Dutra, gerente do Mercado Brasco (Rua Dr. Florêncio Ygartua, 151 – Porto Alegre/RS), conta que eles aderiram ao Pague com uma Foto com o intuito de reforçar a marca do mercado, mas acabou que a repercussão que tiveram foi muito maior do que esperavam. “Além de novos clientes, houve também crescimento nas vendas dos produtos em promoção”.

Fotos feitas por clientes do Mercado Brasco usando a tag #mercadobrasco
Fotos feitas por clientes do Mercado Brasco usando a tag #mercadobrasco

Retrato do Prato
A internauta Tatiane Leiria é apreciadora de uma boa comida. “Não sou formada em gastronomia ou algo do gênero (minha formação é em direito), apenas gosto de comer bem. Normalmente postava as fotos dos pratos na minha conta pessoal do Instagram e do Facebook. Porém, como tinha muitas fotos deste tipo, resolvi criar uma conta no Instagram exclusivamente para compartilhar as minha receitas, a @retratodoprato”.

Siga @retratodoprato no Instagram e compartilhe suas fotos usando #retratodoprato
Siga @retratodoprato no Instagram e compartilhe suas fotos usando #retratodoprato

E não é que essa ideia deu certo? A página no Instagram já tem mais de 7,5 mil seguidores. A participação das pessoas usando #retratodoprato em suas fotos tem aumentando progressivamente. Segundo Tatiane, chega a ser marcado 80 fotos com a hashtag por semana. “No fim das contas, o espaço virtual acabou servindo também para dar dicas e sugestões de bares e restaurantes aos seguidores”, avalia Tatiane.

A internauta Julie Correa também é adepta de postar seu almoço ou jantar nas redes sociais. Ela costuma fotografar tanto as refeições fora de casa quanto suas peripécias na cozinha. Ela garante que as fotos que faz de seus pratos não ficam apenas nos registros das comidas postadas, mas os elogios e aprovações que serve como incentivo. “Além do mais marca o momento e as pessoas que estiveram comigo”, justifica Julie.

Use a hashtag #saboresdosul
A Revista Sabores do Sul usa #saboresdosul para postar suas fotos. Nossa rede no Instagram já conta com mais de 10 mil fotos publicadas. A ideia é compartilhar sabores e divulgar as delícias da cozinha gaúcha. Então não esqueça, além das hashtag dos estabelecimentos que você está, use também #saboresdosul.

Siga nosso perfil no Instagram e compartilhe suas fotos usando #saboresdosul
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Sua foto aparece aqui em nosso site e pode ser publicada na próxima edição impressa da revista. Nosso perfil no Instagram é @saboresdosul e no Facebook é Revista Sabores do Sul.



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