O número de amostras inscritas no preconiza o sucesso do 9º Concurso do Espumante Brasileiro, a maior de todas. O ano de 2015 bate recorde de amostras, refletindo o crescente mercado do espumante nacional e o aumento na produção da bebida, que vem caindo cada vez mais no gosto dos apreciadores. 44 degustadores, entre enólogos e jornalistas especializados, degustam 264 amostras provenientes de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil. O Concurso inicia hoje, 13, e segue até sexta-feira, 16, integrando a Fenachamp 2015, em Garibaldi (RS), em uma promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Os espumantes inscritos representam 10 terroirs brasileiros, sendo eles: Campanha Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Grande Curitiba, Leste de São Paulo, Planalto Catarinense, Região Central, Serra do Sudeste, Serra Gaúcha, Sul de Minas e Vale do São Francisco. Essas regiões produtoras estão distribuídas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

ABE promove evento com a avaliação de 264 espumantes de 70 vinícolas, contemplando 10 regiões produtoras do país (Crédito: Divulgação)
ABE promove evento com a avaliação de 264 espumantes de 70 vinícolas, contemplando 10 regiões produtoras do país (Crédito: Divulgação)

Para o presidente da ABE, enólogo Juliano Daniel Perin, o número de amostras representa o grande sucesso do evento. “Essa edição bate recorde de amostras inscritas. O Concurso do Espumante Brasileiro é um evento consolidado, e o número que cresce a cada ano demonstra a importância do evento para o mercado nacional”, avalia Perin. Participam do concurso somente espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas. As categorias do Concurso do Espumante Brasileiro englobam espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).As degustações, que seguem as normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), serão realizadas na sede da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi, nos dias 14 e 15 de outubro.  A premiação será realizada no dia 16 de outubro, às 19h, no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp. Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais. As premiações contemplam Grande Medalha Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze. O concurso ainda prevê distinções especiais para determinados espumantes que se destacarem em suas categorias.

Por ConceitoCom Brasil 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here