Dezembro é o mês das festas que celebraram as amizades, a união da família, as conquistas do ano que termina e o desejo de um próspero ciclo que vem pela frente. Sempre com muita fartura, comemorações e boas energias, as festas de fim de ano pedem um cardápio especial. Para preparar uma ceia deliciosa é necessário dedicar certo tempo e muito carinho, além de usar produtos de qualidade.

Ao lado das pessoas mais queridas, as datas comemorativas ganham um significado especial e essa semana a Bunge Brasil separou quatro receitas especiais: Chester assado com forofa de legumes, lombo suíno com cuscuz marroquino, bacalhau ao molho de limão e pimentões e pavê de chocolate crocante.

Chester assado com farofa de legumes

INGREDIENTES
1 3/4 Xícara(s) Delícia Supreme
1 Unidade(s) chester, descongelado
1 Unidade(s) suco de 1 limão
1 Xícara(s) vinho seco branco
6 Unidade(s) dentes de alho
1 Unidade(s) cebola grande cortada em quartos
1 Unidade(s) folha de louro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 Unidade(s) cebola picada (para a farofa)
1 Colher(es) de Sopa alho (para a farofa)
3 Unidade(s) tomates sem pele, sem sementes e picados (para farofa)
1 1/2 Xícara(s) cenoura pré cozida, picadinha (para a farofa)
1 Unidade(s) abobrinha, média cortada em cubinhos (para farofa)
5 Unidade(s) azeitonas pretas sem caroço e fatiadas (para a farofa)
5 Unidade(s) azeitonas verdes sem caroços e fatiadas (para a farofa)
1 Xícara(s) farinha de mandioca torrada (para a farofa)
1 1/2 Xícara(s) farinha de milho amarela (para a farofa)
2 Unidade(s) ovos picadinhos (para a farofa)
Salsa e cebolinha frescas picadas (para a farofa) a gosto

MODO DE FAZER
Chester: Limpe o chester, inclusive por dentro, com suco de limão.
Aguarde 10 minutos e despeje água quente. Esfregue o alho e a cebola sobre toda a carne e reserve. Em uma vasilha grande, acomode o chester e adicione os ingredientes do tempero. Tampe com papel alumínio e deixe descansar na geladeira por uma noite.

Farofa: Em uma frigideira, leve ¼ de xícara (chá) da margarina Delícia Supreme para aquecer. Junte a farinha de mandioca e toste. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Em uma panela, leve a margarina Delícia Supreme para aquecer.

Adicione o alho, a cebola e frite até ficar transparente. Adicione os tomates, as cenouras, as abobrinhas, as azeitonas, e refogue. Adicione a farinha de milho e misture. Adicione a farinha de mandioca, acerte o sal, adicione os ovos picados, a salsa e cebolinha, misture bem e desligue o fogo.

Retire o chester da marinada, enxugue-o bem e recheie com a farofa sem encher demais. Com agulha e linha grossa, costure o papo e a abertura principal. Amarre as extremidades das coxas e prenda com linha ou palito de madeira as asas sobre o peito. Adicione sal por toda a superfície e besunte a ave com ¾ xícara (chá) de margarina Delícia Supreme (caprichando entre as assas, o peito, as coxas e em todas as dobras). Coloque em uma assadeira, adicione os ingredientes da marinada, tampe com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido, à temperatura de 180°C por aproximadamente 2 horas. Retire o papel alumínio e deixe dourar.

Lombo suíno com cuscuz marroquino

INGREDIENTES
3/4 Xícara(s) Delícia Supreme
1 Unidade(s) lombo de porco
1/2 Xícara(s) vinagre de vinho branco
1/2 Xícara(s) vinho branco seco
1/2 Xícara(s) água
1 Unidade(s) cebola picada
4 Unidade(s) talos de cebolinha picada
1 Colher(es) de Sopa alho picado
1 Unidade(s) pimenta dedo de moça picada
1 Colher(es) de Sopa mel
1 1/3 Xícara(s) cuscuz marroquino
1 1/4 Sachê(s) caldo de galinha
1/2 Xícara(s) ameixas secas picadas
1/2 Xícara(s) damascos secos picados
1 Xícara(s) uvas-passas pretas e brancas
1/2 Xícara(s) castanha do Brasil, grosseiramente picadas
1 Xícara(s) nozes, grosseiramente picadas
6 Unidade(s) cerejas glaceadas
3 Unidade(s) dentes de alho picados
1/2 Unidade(s) cebola picada
1 Colher(es) de Sopa hortelã picada
2 Colher(es) de Sopa salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER
Lombo: Em uma vasilha, leve todos os ingredientes da marinada para misturar.

Tempere o lombo de porco e deixe tampado na geladeira de um dia para o outro. Retire da geladeira e coloque-o em uma assadeira com metade da margarina Delícia Supreme indicada, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido à temperatura de 150°C por 2h a 2h30, sempre regando com a marinada.

Retire o papel alumínio, cubra com os resíduos da marinada, pincele o mel, acrescente a margarina Delícia Supreme restante e asse o suficiente para dourar.

Cuscuz: Em um recipiente coloque o cuscuz, regue com o caldo fervente e deixe descansar por 10 minutos. À parte, em outra vasilha misture as frutas.

Com a ajuda de um garfo solte o cuscuz. Misture com o garfo até ficar cozido.

Em uma panela leve a margarina Delícia Supreme para aquecer. Acrescente o alho, a cebola e deixe fritar até ficar transparente. Adicione as frutas secas, as nozes e por ultimo o cuscuz. Misture bem, tempere a gosto e adicione as ervas.

Sirva como acompanhamento do lombo fatiado.

Bacalhau ao molho de limão e pimentões

INGREDIENTES
1/2 Xícara(s) Delícia Supreme
1 Unidade(s) pimentão vermelho
1 Unidade(s) pimentão verde
1 Unidade(s) brócolis, só as flores com os talinhos
Sal a gosto
2 Unidade(s) pimentas vermelhas sem sementes
4 Unidade(s) dentes de alhos picados
Suco e raspas de 2 limões sicilianos ou Taiti
Sal grosso a gosto
4 Unidade(s) postas de bacalhau dessalgadas
2 Colher(es) de Sopa alcaparras
4 Unidade(s) batatas grandes, descascadas, cortadas em quartos

MODO DE FAZER
Bacalhau: No processador de alimentos ou liquidificador, leve a pimenta, os alhos, o suco e as raspas de limão para bater grosseiramente.
Passe a mistura por todo o bacalhau e deixe descansar por 20 minutos.
Em assadeira untada com margarina Delícia Supreme, coloque as postas, o molhinho da marinada e uma generosa camada de margarina Delícia Supreme.
Tampe com filme plástico e leve para cozinhar por 20 minutos em forno preaquecido, à 180ºC, por 20 a 30 minutos. Retire o papel, cubra com mais margarina Delícia Supreme, adicione as alcaparras e leve para grelhar até que doure.

Batatas: A uma assadeira grande, numa das metades, leve as batatas polvilhadas com sal e besuntadas de margarina Delícia Supreme para assar ate que cozinhem e dourem. Na outra metade coloque um pimentão amarelo e outro vermelho para assar até que as cascas queimem e possam ser facilmente removidas. Retire os pimentões, retire as cascas, corte-os em tirinhas e reserve.

Montagem: Sirva o bacalhau decorado com os pimentões, as alcaparras e o molho, acompanhados pelas batatas assadas e os brócolis cozidos em água e sal.

Pavê de chocolate crocante

Bunge Alimentos

INGREDIENTES
1 1/2 Xícara(s) Delícia Supreme
1 1/3 Xícara(s) leite
3 Colher(es) de Sopa conhaque
20 Unidade(s) biscoito champanhe
9 Unidade(s) pé de moleque
1 Xícara(s) açúcar
1/2 Lata(s) leite condensado
1 Xícara(s) cacau em pó

MODO DE FAZER

Creme: Com o auxílio de uma batedeira, na velocidade máxima, leve a Margarina Delícia Supreme para bater por 2 minutos. Sempre batendo, junte o açúcar, o leite condensado em fio e por último, às colheradas, o cacau até obter um creme liso e fofo. Desligue a batedeira e reserve. Em um recipiente misture o leite e o conhaque. Reserve.

Montagem: Molhe os biscoitos champanhe, um a um, na mistura de leite e conhaque. Arrume-os, lado a lado, em uma travessa funda, espalhe uma camada generosa do creme de cacau por cima, cobrindo todo o biscoito e repita a operação. Leve para a geladeira por no mínimo 2 horas.

Cobertura: Coloque o pé de moleque num saquinho e com a ajuda de um rolo de massa quebre-os em pedaços de tamanho médio. Reserve.

Aguarde 2 horas para congelar. Na hora de servir retire o pavê da geladeira, cubra com o crocante de amendoim e sirva gelado.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here