COMPARTILHE

O domingo, 7 de maio, foi o dia do Almoço Exclusivo em que a Revista Sabores do Sul promoveu na Vinícola Salton. Visita guiada, degustação, aprendizado, almoço colonial italiano, vinhos variados e muitas risadas integraram o animado e deliciosos evento.

A visita à centenária vinícola deu início ao projeto Experiências que a Sabores do Sul está promovendo para proporcionar momentos de prazer e aprendizado envolvendo gastronomia, cultura e bebidas.

+ 2 de julho haverá Almoço Exclusivo e Degustação na Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira

O grupo de 30 pessoas chegou à Salton, localizada no Distrito de Tuity, em Bento Gonçalves, por volta das 11 horas e foi recebido pela sommelier Fernanda Hendges que conduziu por todas as instalações da empresa.

O tour inciou com uma explicação sobre o painel que retrata a vindima, e tudo que envolve a colheita da uva.

Na sequência, seguiu pela Galeria dos 100 anos onde através de pintura é mostrada a história da vinícola desde 1978, ainda na Itália, quando o fundador e patriarca da família Antonio Domenico Salton veio para o Brasil.

O tour seguiu através das passarelas aéreas, onde o visitante conheceu o local de recebimento, engarrafamento e produção das bebidas.

Outro momento super especial foi a visita à Ala Histórica, local que guarda barris gigantes, onde acontecia a fermentação das uvas, antes do processo se tornar industrializado.

A passagem pela Cave das Bordalesas, local onde o vinho é envelhecido em barris de carvalho e pelas caves subterrâneas também encantou.

O grupo ficou ainda mais encantado ao chegar ao belíssimo jardim da Salton onde está instalado o Relógio Solar.

Na sequência, foi a hora da degustação de alguns rótulos da casa como o incrível Salton Talento 2011, o Salton Intenso Marselan/Teroldego 2015, o branco Salton Paradoxo Chardonnay, o espumante Salton Evidênce Brut e o Grape Tea, o mais recente produto lançado pela empresa.

Após a degustação os convidados da Revista Sabores do Sul seguiram para o restaurante localizado na Cave de Pedra (escavada na rocha a oito metro de profundidade) onde um espetacular almoço colonial italiano preparado pela chef Rúbia Zortéa aguardada juntamente com os vinhos sugeridos pela enóloga Sandi Marina Corso.

Entre os pratos, tábua de frios com salame, copa, queijo e pão caseiro, sopa de capeletti, salada de bacon com radicci, mix de folhas com salame e parmesão, macarrão com molho vermelho, galeto al primo canto, costelinha suína, polenta mole, espaguete à carbonara. Para beber, espumante Salton Brut e os vinhos Salton Paradoxo Merlot e Salton Paradoxo Cabernet Sauvignon.

O clássico sagu com creme acompanhado pelo espumante Salton Moscatel finalizou a refeição.

Antes de finalizar a incrível experiência, os participantes ainda passaram na loja para comprar suas bebidas preferidas.  A julgar pelos comentários durante a viagem de volta o passeio foi aprovado e o grupo já está ansioso pelo próximo.

Confira alguns depoimentos de quem participou:

“Se antes eu respeitava o vinho, sua harmonização com pratos, sua história, fabricação e pessoas envolvidas no processo, hoje mais ainda.
Cultural, gastronômica e emocionante a visitação à Vinícola Saltonn, evento este proporcionado pela Revista Sabores do Sul, na organização de Sabina Fuhr e Morgana Dias de Sá, onde se pode conhecer a saga desta família que já está na Quarta Geração e sua contribuição para com o desenvolvimento do vinho no Estado do RS e no Brasil!
Por algumas vezes enchi os olhos d’água ao sentir tamanho sentimento que envolve tudo isso juntamente com a História da descendência Italiana, a “minha descendência”!
Agradecimento à Fernanda Hendges – Guia e ao pessoal da Gastronomia (Gilberto Ciota, Nelci Banaseski e Rubia Zortéa), muito bem servido, preparo, sabor e apresentação impecável e diante disto, pude constatar pessoalmente na ocasião da visita à cozinha a energia, sentimento e dedicação com as pessoas à serem servidas e com a gastronomia o que resultou neste almoço perfeito e cheio de carinho.”Alexandre Dal Castel

“Tudo perfeito, só quem está lá sabe!” William Siqueira

“Domingo maravilhoso. Nota 1000!”Lourdes Vargas

“Foi realmente uma experiência muito agradável.” Tânia Maria Sausen 

“Melhor lugar, melhor vinho, melhores companhias, excelente passeio!”Michéli dos Santos

Veja mais fotos na Galeria:
Fotos: Sabina Fuhr e Igor Amaral

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here