COMPARTILHE

Veja algumas dicas super fáceis para preservar os alimentos e evitar desperdício.

QUEIJO

preservar-alimento-1

Embrulhe em papel vegetal e guarde em um saco plástico, na parte menos fria da geladeira (gaveta de legumes, por exemplo).

MORANGOS

preservar-alimentos-8

 

Prepare os morangos para o armazenamento, usando uma solução de vinagre e água.  Misture 5 colheres de sopa de vinagre branco (ou maçã) com  5 xícaras de água. Mergulhe os morangos e deixe de molho durante 5 minutos. Depois lave-os em água corrente e guarde na geladeira. Assim, eles chegam a durar duas semanas.

PÃO

preservar-alimento-2

Coloque um pedaço limpo e seco de aipo fresco dentro do pacote de pão. Conserve em temperatura ambiente. Vai durar bem mais.

CEBOLA

preservar-alimento-3

Deixe-as fora da geladeira. Coloque uma unidade de cada vez dentro de uma meia-calça e dê um nó entre os espaços, pode amarrar também com barbante, fita adesiva (ou o que achar). Pendure em um local seco e longe de luz direta. Assim, elas chegam a durar meses.

BANANA

preservar-alimento-4

Mantenha as bananas no cacho, fora da geladeira. Use um pedação de plástico filme do tamanho da palma da mão para embrulhar o talo do cacho. Assim, elas durarão, aproximadamente, uma semana a mais do que o habitual.

GENGIBRE

preservar-alimentos-9

Guarde no congelador dentro de um saquinho plástico, para não escurecer e assim, durar bem mais.

 

COGUMELOS

preservar-alimento-5

Mantenha os cogumelos em saco de papel. Dentro ou fora da geladeira.

OVOS

preservar-alimento-6

 

Nunca guarde os ovos na porta da geladeira para evitar o risco de Salmonela.

ERVAS

preservar-alimentos-7

 

Coloque as ervas lavadas e secas em uma forma para gelo, complete com azeite ou manteiga derretida sem sal e congele. Depois de congelado, retire das formas e coloque dentro de plásticos próprios para armazenar alimentos congelados. É um excelente tempero natural para comida.

LATAS

preser-alimento-7

 

Nunca guarde sobras de alimentos na própria lata (aberta), dentro da geladeira. Passe para um recipiente adequado e, sempre que possível, enxague o alimento para retirar os conservantes.

FOLHAS VERDES

preservar-alimentos-10

 

Seque as folhas o máximo possível e coloque uma folha de papel toalha no fundo da vasilha, guarde a geladeira. Use um recipiente com tampa, ou coloque plástico filme.

GRÃOS E CEREAIS

PRESERVAR-ALIMENTOS-11

 

Guarde em recipientes de vidro, bem tampados, em local seco e fresco, até o prazo de validade.

OLEAGINOSAS

PRESERVAR-ALIMENTOS-12

 

Guarde na geladeira, de preferência em recipientes de vidro escuro, bem tampado, mas pode colocar em saquinhos plásticos também. Mas nesse segundo caso, assim como se o vidro for transparente, é melhor embrulhar as oleaginosas em papel alumínio. No caso das nozes, se tiverem na casca, faça como os grãos.

Por SOS Solteiros

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA